Resumo
Investigando as implicações do racismo nas trajetórias de vida e nos processos de exclusão escolar vivenciados por sujeitos auto-declarados negros (pretos e pardos), atualmente vinculados à modalidade EJA, procuramos contribuir para o que Nilma Lino Gomes conceituou como uma "pedagogia das ausências e das emergências" (GOMES, 2017), na medida em que o cerne da pesquisa foi desvelar uma temática historicamente marginalizada nos debates concernentes à Educação e EJA. A partir da análise de entrevistas individuais semi-estruturadas, visibilizou-se o papel estruturante do racismo para que nossos entrevistados fossem vítimas sistematicamente de diversas violações de direitos ao longo de suas trajetórias de vida, culminando que o acesso à educação na idade própria fosse uma tarefa impossível. Os resultados desta pesquisa ilustram a complexidade do lugar do racismo nas trajetórias de vida, o seu caráter estrutural e institucional, e a urgência do desenvolvimento de leituras intersecionais das realidades para a produção de propostas de transformação. A complementação das trajetórias e coincidência de diversos fatos relatados entre as vidas dos três sujeitos que entrevistamos, indicam para nós que essas histórias representam temas comuns à experiencia dos sujeitos que compartilham da diáspora africana na contemporaneidade no Brasil.
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