Exclusão escolar racializada
PDF

Palavras-chave

Educação de jovens e adultos
Racismo
Exclusão escolar.

Como Citar

MESQUITA, Tayná Victória de Lima; LEITE, Sandra Fernandes. Exclusão escolar racializada: uma investigação sobre o lugar do pertencimento étnico-racial na trajetória escolar de alunos EJA. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181288. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1288. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Investigando as implicações do racismo nas trajetórias de vida e nos processos de exclusão escolar vivenciados por sujeitos auto-declarados negros (pretos e pardos), atualmente vinculados à modalidade EJA, procuramos contribuir para o que Nilma Lino Gomes conceituou como uma "pedagogia das ausências e das emergências" (GOMES, 2017), na medida em que o cerne da pesquisa foi desvelar uma temática historicamente marginalizada nos debates concernentes à Educação e EJA. A partir da análise de entrevistas individuais semi-estruturadas, visibilizou-se o papel estruturante do racismo para que nossos entrevistados fossem vítimas sistematicamente de diversas violações de direitos ao longo de suas trajetórias de vida, culminando que o acesso à educação na idade própria fosse uma tarefa impossível. Os resultados desta pesquisa ilustram a complexidade do lugar do racismo nas trajetórias de vida, o seu caráter estrutural e institucional, e a urgência do desenvolvimento de leituras intersecionais das realidades para a produção de propostas de transformação. A complementação das trajetórias e coincidência de diversos fatos relatados entre as vidas dos três sujeitos que entrevistamos, indicam para nós que essas histórias representam temas comuns à experiencia dos sujeitos que compartilham da diáspora africana na contemporaneidade no Brasil.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181288
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.