Composição corporal de indivíduos praticantes de handebol em cadeira de rodas
PDF

Palavras-chave

Handebol de cadeira de rodas
Composição corporal
Absorciometria radiológica de dupla energia.

Como Citar

CABRAL, Raquel Larissa; GORLA, Jose Irineu; BORGES, Mariane. Composição corporal de indivíduos praticantes de handebol em cadeira de rodas. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181187. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1187. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

A lesão medular causa inúmeras alterações físicas no indíviduo, tanto no seu período agudo quanto crônico, uma delas é a composição corporal. O estudo teve como objetivo avaliar os efeitos da prática de Handebol em Cadeira de Rodas (HCR) na composição corporal de indivíduos com Lesão da Medula Espinhal (LME) utilizando os métodos: absorciometria radiológica de dupla energia e antropometria. O estudo teve 5 participantes com lesão crônica e que praticavam HCR duas vezes por semana. A avaliação ocorreu antes e após um período de 5 meses e foi realizada análise estatística. Como resultado, os atletas não apresentaram alterações significativas na composição corporal, contudo a manutenção dos valores avaliados já demonstra um aspecto positivo para essa população que tende a apresentar sedentarismo e tendência à obesidade. Concluímos que não houve mudança na composição corporal para essa população e que a baixa intensidade e frequência semanal dos treinos podem ser fatores limitantes de resultados mais expressivos, assim como o tamanho da amostra.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181187
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.