Audiências públicas como forma de resistência entre comunidades tradicionais do Vale do Ribeira, SP
PDF

Palavras-chave

Audiência pública
Vale do Ribeira
Educação diferenciada.

Como Citar

MARCUCCI, Ana Carolina Oliveira; LOERA, Nashieli Cecilia Rangel. Audiências públicas como forma de resistência entre comunidades tradicionais do Vale do Ribeira, SP. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018112. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/112. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

No ano de 2015, em um contexto de fechamentos de escolas rurais e de discussão local sobre educação, comunidades tradicionais do Vale do Ribeira (quilombolas, indígenas, caiçaras, caboclos, ribeirinhos, etc.) foram protagonistas no ciclo de audiências públicas sobre educação escolar diferenciada que ocorreu na região. As principais falas se organizaram em torno de reivindicações por uma educação escolar diferenciada, e de denúncias sobre problemas infraestruturais, transporte, merenda, etc., que atingem diariamente os alunos e comprometem a permanência das comunidades na região. Esta pesquisa tem como objetivo realizar uma etnografia das videogravações deste ciclo de audiências públicas e analisar o papel mobilizador destes encontros. Propõe-se, portanto, examinar os repertórios, em especial a cultura, história, território e identidade, como intrumentos políticos de reivindicação, bem como as questões demandadas, e as trocas entre os diversos atores. Ademais, visando dar continuidade e alcance ao processo de divulgação das denúncias e questionamentos feitos pelos interlocutores, este trabalho objetiva elaborar de um mapa interativo (ArcGis), que permite agregar informações escritas, vídeos e fotos ao mapa para compartilhamento online.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018112
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.