Ruralidades contemporâneas
PDF

Palavras-chave

Produtos orgânicos
Feiras
Circulação.

Como Citar

PUGA, Felipe Peregrina; LOERA, Nashieli Cecilia Rangel. Ruralidades contemporâneas: dinâmicas sociais entre os feirantes orgânicos de Campinas. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018421. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/421. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

As feiras orgânicas tornaram-se um dos principais circuitos de comercialização de pequenos produtores familiares na Região Metropolitana de Campinas. Inserido nesse contexto, a relação de proximidade e de confiança com os consumidores é uma das principais componentes dessa dinâmica observada. Tendo em vista isto, esta pesquisa objetivou um mapeamento tanto das trajetórias sociais dos pequenos produtores que atuam como feirantes, como das motivações dos consumidores. Ademais, procuramos observar etnograficamente o modo como as feiras são estruturadas e que mediações são realizadas entre produtores e consumidores para garantir a autenticidade dos produtos, como a utilização de selos nas embalagens e a exibição do certificado de conformidade orgânica.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018421
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.