Formação do território brasileiro, crescimento demográfico e problemas urbanos
Capa dos Anais do XIV Seminário do Laboratório de Economia e Gestão LEG/FCA
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Palavras-chave

Urbanização
Problemas urbanos
Interdisciplinaridade

Como Citar

SALLATI, Noan. Formação do território brasileiro, crescimento demográfico e problemas urbanos: uma linha do tempo através da perspectiva interdisciplinar . Seminários do LEG, Limeira, SP, v. 14, n. 1, p. 56–68, 2024. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/leg/article/view/5230. Acesso em: 19 jul. 2024.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo estudar o processo de ocupação, urbanização e desenvolvimento do território brasileiro por intermédio de uma perspectiva interdisciplinar. Através de uma revisão da literatura, os fenômenos são analisados no lapso temporal que compreende desde o Brasil colônia até o tempo corrente. Para este objetivo, foram utilizados autores de diversos campos do conhecimento, como a economia, geografia, sociologia e urbanismo, permitindo uma análise integrada e acurada da complexa formação do território. No trabalho, observamos que sua ocupação e urbanização ocorreram predominantemente nos locais onde eram desenvolvidos os ciclos econômicos – o que explica, por exemplo, a costa litorânea brasileira ser amplamente mais povoada do que o interior do território. Também foi possível estudar o cenário de crescimento demográfico da população, que ocorreu de modo acelerado a partir da segunda década do século XX, e foi desacompanhado de políticas públicas inclusivas – resultando, em linhas gerais, em cenários de violação de direitos nas mais variadas responsabilidades estatais, como saneamento básico, habitação, educação, saúde, meio ambiente e lazer, que reverberam no cotidiano da população até o presente momento. O elemento que permeia o trabalho por completo é a adoção de variados campos de conhecimento em conjunto, rompendo o paralelismo e exercendo à combinação, útil para a compreensão de objetos amplos, permitindo e proporcionando, deste modo, o entendimento mais completo acerca do objeto de estudo; esta é a abordagem interdisciplinar desenvolvida.

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