Ciências comportamentais e inovação em governo: um mapeamento nos Laboratórios de Inovação do Setor Público (LISP) do Brasil
PDF

Palavras-chave

ciências comportamentais
inovação em governo
laboratórios de inovação do setor público

Como Citar

MENDES DE OLIVEIRA, Milene; PIRES DE ARRUDA LEITE, Juliana; COUTO RIBEIRO, Beatriz. Ciências comportamentais e inovação em governo: um mapeamento nos Laboratórios de Inovação do Setor Público (LISP) do Brasil. Seminários do LEG, Limeira, SP, n. 12, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/leg/article/view/4369. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

No contexto mundial, as principais instituições que promovem a difusão e utilização destas práticas na gestão pública são o Banco Mundial e a OCDE. Além disso, já são encontrados no mundo diversos estudos empíricos que utilizam esta abordagem nas diferentes áreas das políticas públicas, com destaque para educação, tributação e saúde - incluindo aplicações no contexto da pandemia da COVID-19.

No Brasil, assim como em outros países da América Latina, a utilização desta abordagem na formulação e aplicação de políticas públicas é um fenômeno ainda recente e, por conseguinte, com pouca produção científica no assunto. Portanto, um estudo sobre a aplicação das ciências comportamentais como forma de inovar em políticas públicas no Brasil é acentuadamente oportuno.

Para isto, a presente pesquisa toma como objeto de estudo os Laboratórios de Inovação no Setor Público (LISP), já que no contexto mundial eles são os principais responsáveis pelas aplicações de ciências comportamentais na gestão pública. Ao mesmo tempo, é importante destacar que os LISP fazem parte de uma estratégia de inovação nas organizações do setor público brasileiro.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Milene Mendes de Oliveira, Juliana Pires de Arruda Leite, Beatriz Couto Ribeiro

Downloads

Não há dados estatísticos.