Redes e reaplicabilidade de tecnologias sociais no campo da agricultura: estudo comparativo entre Brasil, Colômbia, Argentina e México

Autores

  • Maria Gabriela Santana da Silva
  • Beatriz Couto Ribeiro
  • Juliana Pires de Arruda Leite

Palavras-chave:

Tecnologia social, Agricultura, Redes, Reaplicabilidade

Resumo

A investigação de soluções tecnológicas inclusivas, que representem efetiva transformação para diferentes realidades locais, conduz ao surgimento do conceito de Tecnologia Social (TS). Uma de suas dimensões de destaque é a reaplicabilidade, ou o seu potencial de ser adaptada e aplicada à diferentes contextos. Outra característica é o seu desenvolvimento e implantação com a participação social de múltiplos atores – setor público, universidades, organizações da sociedade civil e a própria comunidade local – o que lhe confere um caráter de rede. Nessa perspectiva, este estudo – parte de um projeto mais amplo sobre Tecnologias Sociais na América Latina – busca compreender qual o impacto das redes no potencial de reaplicabilidade de uma TS, no âmbito da agricultura, nos seguintes países: Brasil, Colômbia, Argentina e México.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-12-02

Como Citar

SANTANA DA SILVA, M. G.; COUTO RIBEIRO, B.; PIRES DE ARRUDA LEITE, J. Redes e reaplicabilidade de tecnologias sociais no campo da agricultura: estudo comparativo entre Brasil, Colômbia, Argentina e México. Seminários do LEG, Limeira, SP, n. 10, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/leg/article/view/3543. Acesso em: 1 jun. 2023.