Variáveis que impactam a qualidade do gasto com educação: uma revisão sistemática

Autores

  • Pedro Felipe dos Santos

Palavras-chave:

educação, eficiência, variáveis, controle, bibliometria, pesquisa operacional

Resumo

A utilização de recursos públicos no desenvolvimento da educação é um dos pilares do estado de bem-estar social. A educação básica passa por constantes mudanças sociais, estruturais e ambientais. Com isso, o uso adequado dos recursos envolve a identificação e a propagação de melhores práticas desenvolvidas na gestão dos recursos que relacionam as melhorias na aplicação de políticas públicas municipais à um desempenho melhor de eficiência dos gastos, independentemente do tamanho do orçamento disponível.

Este estudo, portanto, realiza uma revisão sistemática entre os anos de 2016 e 2020, levantando os principais autores, publicações, teorias e procedimentos a respeito das variáveis de controle que impactam direta ou indiretamente nos gastos com o serviço de educação nos municípios e afetam seus respectivos desempenhos escolares, entendendo que para que haja esse investimento na educação, um governo deve considerar as dificuldades e os contextos específicos de cada regionalidade, admitindo a complexidade do desenvolvimento prático do tema. Nesse sentido, a pergunta de pesquisa passa a ser: “quais são as publicações que tratam das variáveis que impactam na qualidade de gasto com educação e como elas evoluem em relação ao tempo?”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-11-17

Como Citar

DOS SANTOS, P. F. Variáveis que impactam a qualidade do gasto com educação: uma revisão sistemática. Seminários do LEG, Limeira, SP, n. 12, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/leg/article/view/4249. Acesso em: 30 jan. 2023.

Edição

Seção

Resumos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)