Atuação do neuromarketing em períodos pós-crises: uma revisão sistemática
PDF

Palavras-chave

neuromarketing
neurociência
consumidor
marketing
pós-crise
crises

Como Citar

DOS SANTOS, Pedro Felipe; BERTONI, Letícia Gabriela. Atuação do neuromarketing em períodos pós-crises: uma revisão sistemática. Seminários do LEG, Limeira, SP, n. 12, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/leg/article/view/4247. Acesso em: 20 jun. 2024.

Resumo

A ciência do neuromarketing tem ganhado influência na atuação do consumo, modificando as diretrizes do marketing tradicional e propondo uma análise de aspecto cognitivo na influência das marcas e produtos. Sua atuação adquire mais credibilidade quando se percebe um contexto de cenários com constantes crises enfrentadas pela classe administrativa, de gestão e negócios. Outro fator importante é a propaganda pessoal dos próprios consumidores nas redes, desempenhando um papel crítico na definição das preferências de clientes.

Este artigo busca identificar, em uma revisão sistemática de 2000 a 2019, as principais atuações, dimensões e impactos trazidos por autores e periódicos altamente citados e referenciados na literatura cientifica do neuromarketing e da neurociência do consumidor em períodos especificamente pós-crises, buscando auxiliar na adaptação de cenários que tendem a ser consecutivos, como na crise causada pelo covid-19, quando se trata do mercado de oferta e demanda, apresentando a pergunta de pesquisa “como tem se dado, historicamente, a adaptação do marketing empresarial baseado em neurociência e neuromarketing aos comportamentos do consumidor em períodos pós-crises?”. Para isso, foi aplicado o método de levantamento bibliométrico baseado em Proknow-C, que filtra os artigos por meio de palavras-chave com acesso remoto a bases de dados Web Of Science e Scopus, partindo para uma etapa qualitativa de análise em discussão.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Pedro Felipe Jacyntho dos Santos, Letícia Gabriela Bertoni

Downloads

Não há dados estatísticos.