Atuação do neuromarketing em períodos pós-crises: uma revisão sistemática

Autores

  • Pedro Felipe dos Santos
  • Letícia Gabriela Bertoni

Palavras-chave:

neuromarketing, neurociência, consumidor, marketing, pós-crise, crises

Resumo

A ciência do neuromarketing tem ganhado influência na atuação do consumo, modificando as diretrizes do marketing tradicional e propondo uma análise de aspecto cognitivo na influência das marcas e produtos. Sua atuação adquire mais credibilidade quando se percebe um contexto de cenários com constantes crises enfrentadas pela classe administrativa, de gestão e negócios. Outro fator importante é a propaganda pessoal dos próprios consumidores nas redes, desempenhando um papel crítico na definição das preferências de clientes.

Este artigo busca identificar, em uma revisão sistemática de 2000 a 2019, as principais atuações, dimensões e impactos trazidos por autores e periódicos altamente citados e referenciados na literatura cientifica do neuromarketing e da neurociência do consumidor em períodos especificamente pós-crises, buscando auxiliar na adaptação de cenários que tendem a ser consecutivos, como na crise causada pelo covid-19, quando se trata do mercado de oferta e demanda, apresentando a pergunta de pesquisa “como tem se dado, historicamente, a adaptação do marketing empresarial baseado em neurociência e neuromarketing aos comportamentos do consumidor em períodos pós-crises?”. Para isso, foi aplicado o método de levantamento bibliométrico baseado em Proknow-C, que filtra os artigos por meio de palavras-chave com acesso remoto a bases de dados Web Of Science e Scopus, partindo para uma etapa qualitativa de análise em discussão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-11-17

Como Citar

DOS SANTOS, P. F.; BERTONI, L. G. . Atuação do neuromarketing em períodos pós-crises: uma revisão sistemática. Seminários do LEG, Limeira, SP, n. 12, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/leg/article/view/4247. Acesso em: 30 jan. 2023.

Edição

Seção

Resumos