Além da habitação: trajetos e tremores do solo urbano na busca de moradia
PDF

Palavras-chave

conjunto habitacionais populares
políticas públicas e urbanísticas
cidade de Limeira - SP

Como Citar

NEVES DE OLIVEIRA, Vinícius Antonio; BENETTI GOMES, Letícia; SARTORI CORDOVA, Vitor; MARANDOLA JUNIOR, Eduardo José. Além da habitação: trajetos e tremores do solo urbano na busca de moradia. Seminários do LEG, Limeira, SP, n. 12, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/leg/article/view/4246. Acesso em: 20 jun. 2024.

Resumo

Limeira tem como suas principais características uma expressiva articulação rodoviária e forte mobilidade urbana. Originada no início do século XIX, foi resultado da abertura de uma estrada que ligava Campinas a cidade de Piracicaba. O município tem como localização a porção leste paulista, região sudeste do Brasil. Atualmente, cortam-na as Rodovias Anhanguera (SP-330), Bandeirantes (SP-348) e Washington Luís (SP-31) ligando-a à capital do Estado (150 Km de distância) e também à outras importantes cidades do interior (Rio Claro, Araras e cidades que compõem a Região Metropolitana de Campinas como Santa Bárbara e Americana).

A cidade teve como principal atividade econômica a agricultura, como a cultura açucareira, a qual se manteve protagonista até 1840, rivalizada com a chegada do café. As fazendas cafeeiras fortaleceram e contribuíram para a estruturação do interior paulista com a abertura de estradas e com a posterior chegada da ferrovia paulista para o escoamento da produção na década de 1860. Já no início do século XX, Limeira passou a cultivar a citricultura, momento também em que o processo de industrialização começava a ocorrer na região.

Desta forma, estes aspectos abrem margem para a questão da habitação popular e levanta questões acerca da mobilidade urbana no contexto urbano de cidades de porte médio paulista.  Logo, este artigo tem como intuito compreender a construção histórica das políticas de habitação concernente aos conjuntos populares como articulador da conformação da urbanização e morfologia urbana de Limeira, bem como entender os impactos da implantação destes empreendimentos na mobilidade urbana.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Vinícius Antonio Neves de Oliveira, Letícia Benetti Gomes, Vitor Sartori Cordova, Eduardo José Marandola Junior

Downloads

Não há dados estatísticos.