Gestão de periódicos científicos em instituições privadas

Autores

Palavras-chave:

Periódicos, Gestão, Publicações científicas em IES privadas

Resumo

Este trabalho apresenta a organização de uma instituição privada no que se refere a produção e divulgação científica de periódicos. A instituição é responsável por 14 periódicos científicos: sete revistas e sete cadernos. As revistas são destinadas à publicação de trabalhos de pesquisa de professores e pesquisadores mestres e doutores e duas revistas constam já integradas a programas de pós-graduação stricto sensu e os cadernos são destinados à publicação de trabalhos de pesquisa de discentes. As revistas são periódicos já avaliados pelo Qualis que lhes confere uma classificação segundo seu estofo e alcance   científico, aspecto este necessário de ser trabalhado junto aos editores científicos e na política de pesquisa institucional. A pioneira foi a Revista Intersaberes, criada em 2006 e voltada para a área de educação, em seguida tivemos a publicação da  Ius Gentium, revista voltada para a área jurídica. Depois vieram as demais revistas, seguindo o histórico das primeiras revistas publicadas. Voltados a publicação de alunos da graduação, a IES mantém os Cadernos de Pesquisa. Todos os periódicos podem ser acessados em endereço eletrônico, o que facilita a socialização dos periódicos. Este trabalho se volta a apresentar o esforço institucional em desenvolver a divulgação científica a partir dos periódicos científicos, seguindo os protocolos de editoração, patrões éticos e de qualidade, máximas que devem ser observadas por todos os editores científicos.

Biografia do Autor

Desire Luciane Dominschek, UNINTER

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora de História da Educação do Centro Universitário Internacional Uninter. Coordenadora do setor de Pesquisa e Publicações Acadêmicas e o Comitê de Ética da Uninter.

Referências

IUS GENTIUM. Curitiba: UNINTER, 2010-2019. ISSN 22374965. Disponível em: https://www.uninter.com/iusgentium/. Acesso em: 01 jul. 2019.

REVISTA INTERSABERES. Curitiba: UNINTER, 2006-2019. ISSN 1809-7286. Disponível em: https://www.uninter.com/intersaberes/. Acesso em: 01 jul. 2019.

UNINTER. Coordenação de Pesquisa e Publicações Acadêmicas. 2017. Disponível em: https://www.uninter.com/pesquisa/. Acesso em: 01 jul. 2019.

Publicado

2019-07-25

Como Citar

Dominschek, D. L. (2019). Gestão de periódicos científicos em instituições privadas. Encontro Nacional De Portais De Periódicos, 2, e019006. Recuperado de https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/enapp/article/view/1544

Edição

Seção

Periódico indicando seus desafios, experiências e diferenciais