Implantação do eQuímico para gestão e controle de produtos químicos em laboratórios
Capa do Eixo 1, sobre Administração, Gestão e Liderança
PDF

Palavras-chave

Gestão
Produtos químicos
Informatização

Categorias

Como Citar

SILVA, Ralph Moreira da; FEITOZA, Antonio Carlos; SITANAKA, Mario Hiroshi; MORAES, Priscilla Caparroz de. Implantação do eQuímico para gestão e controle de produtos químicos em laboratórios. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023005, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.5201. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/5201. Acesso em: 30 maio. 2024.

Resumo

Introdução: A crescente demanda de controle de reagentes químicos em laboratórios perante a órgãos fiscalizadores, e a necessidade de normatizar o gerenciamento destes produtos criou-se a necessidade de implantação de um sistema web de gestão de produtos químicos seguindo os padrões descritos nas normas da ABNT e pelos órgãos fiscalizadores: Exército, Polícia Federal, Polícia Civil, Anvisa e CNEN. Objetivo: A criação de um sistema que permitisse controlar as informações de cada fras co de reagente químico de um laboratório para sua gestão e emissão de mapas para os órgãos fiscalizadores. Metodologia: Utilizando a linguagem PHP e MySQL, foram criadas diversas tabelas para o cadastramento de reagentes, fabricantes, laboratórios e frascos. Cada frasco recebe um código de barras único e sequencial, no qual é relacionado com o fabricante e o laboratório (armário e prateleira) onde está localizado e a seu conteúdo (reagente). Na primeira fase, o acesso ao sistema ficou disponível apenas aos técnicos dos laboratórios para efetuarem o cadastramento dos frascos existentes. Na fase seguinte, foram implantadas as funções de utilização, movimentação e baixa dos frascos.  Resultados: A implantação do eQuímico, possibilitou a localização rápida de reagentes, facilitou a confecção dos mapas para os órgãos fiscalizadores e o planejamento para aquisição de novos reagentes.  Conclusão: O eQuímico proporciona um controle maior dos reagentes, e a forma que são utilizados. Contudo, existe a necessidade do comprometimento dos usuários para manter os dados atualizados.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.5201
PDF

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 14725: Produtos químicos — Informações sobre segurança, saúde e meio ambiente — Aspectos gerais do Sistema Globalmente Harmonizado (GHS), classificação, FDS e rotulagem de produtos químicos. Rio de Janeiro: ABNT, 2023.

ARAUJO, C. E. C. de. Desenvolvimento de um sistema de garantia da qualidade para os produtos químicos e meios de cultura utilizados em um departamento da FIOCRUZ-PE: uma proposta de gestão e a elaboração de um software. 2013. 85 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde Pública) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Recife, 2013.

SILVA, R. M. da; FEITOZA, A. C.; GALHIANE, M. S. Implantação de sistema informatizado para gerenciamento de produtos químicos e resíduos em laboratórios didáticos. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, [S. l.], v. 3, 2014. Disponível em: https://archhealthinvestigation.emnuvens.com.br/ArcHI/article/view/713. Acesso em: 1 out. 2023.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Ralph Moreira da Silva, Antonio Carlos Feitoza, Mario Hiroshi Sitanaka, Priscilla Caparroz de Moraes (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.