Resumo
Introdução:O uso de recipientes apropriados para que possa ser feito o armazenamento e posteriormente o gerenciamento de resíduos químicos gerados em laboratórios didáticos e de pesquisas, essa é uma das ações feitas pelo laboratório de gerenciamento de resíduos químicos do campus, que reutiliza bombonas de ortopolifosfato de sódio, doadas pela empresa de abastecimento de água da cidade. Objetivo:O objetivo desse trabalho é mostrar que a reutilização de bombonas para o armazenamento de resíduos, além de um ato seguro é uma forma de minimizar os gastos com os resíduos descartados, isso impacta diretamente na quantidade do peso além da destinação ambientalmente correta dessas bombonas. Metodologia: Neste trabalho foi estudada a possibilidade do reuso de bombonas de ortopolifosfato de sódio. Através de evidências econômicas ficou comprovada a viabilidade da utilização dessas bombonas e consequentemente uma grande economia aos cofres da universidade. Resultados: A toxicidade dos resíduos armazenados, impossibilita a reutilização dos frascos. Dessa forma, os frascos de vidro utilizados para o armazenamento dos resíduos gerados também é acrescentados ao peso final dos resíduos para efeito de descarte, que significa que em cada litro de resíduo seja diminuído 1,3 kg. Conclusão:Em função do que expomos acima, conclui-se que, quando possível, a reutilização de bombonas para o armazenamento dos resíduos gerados nos laboratórios de ensino e pesquisa dessa universidade, proporciona uma considerável economia de recursos financeiros no tocante ao descarte final desses resíduos, já que as empresas especializadas na coleta e destinação de resíduos cobram, em média, R$ 21,50 por quilo de resíduo coletado.
Referências
NBR 16725 RESÍDUOS QUÍMICO-INFORMAÇÕES SOBRE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE—Ficha com dados de segurança de resíduos (FDSR) e rotulagem. Rio de Janeiro: Abnt-Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2023.
NBR 1004 RESÍDUOS SÓLIDOS-CLASSIFICAÇÃO DE PERIGO. . Rio de Janeiro: Abnt-Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2004.
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