Auriculoterapia na promoção do cuidado dos profissionais da saúde
Capa do Eixo 5, sobre Saúde e Qualidade de Vida
PDF

Palavras-chave

Auriculoterapia
Qualidade de vida
Práticas integrativas
Bem estar

Categorias

Como Citar

SANTOS, Flávia Zanini Ribeiro dos; SANTOS, Carla Rayane dos; BRAGA, Cristiane; SILVA, Érika Exner Rezende da; LIRA, Ana Regina de; COSTA, Elisangela Francisca da. Auriculoterapia na promoção do cuidado dos profissionais da saúde. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023025, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.5182. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/5182. Acesso em: 20 maio. 2024.

Resumo

O Serviço de Recursos Humanos do Hospital da Mulher Prof. Dr. J. A. Pinotti, buscando ampliar a abrangência de seu programa de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e apoiado na Política Nacional (PNPIC/MS-2006) que institucionalizou as práticas integrativas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), viabilizou por meio de parcerias e da atuação voluntária de profissionais de enfermagem, a capacitação e a implantação da auriculoterapia, terapia da Medicina Tradicional Chinesa, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como prática continua a ser oferecida mensalmente aos profissionais da saúde, com o intuito de promover o bem estar físico e emocional de profissionais expostos ao estresse ocupacional e fortemente impactados pela pandemia da COVID-19. A técnica contou com ampla aceitação dos profissionais, somado a sua facilidade de aplicação, recursos e estrutura, tem se mostrado efetiva para promoção de qualidade de vida no ambiente hospitalar, o que se confirma no elevado índice de satisfação apontado pelos profissionais beneficiados com a prática.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.5182
PDF

Referências

MINISTÉRIO DA SAÚDE. PNPIC: Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS. 2ª ed. Brasília: Ministério da Saúde; 2018. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_praticas_integrativas_complementares_sus_2ed_1_reimp.pdf. Acesso em: 8 out 2023.

RODRIGUES, P. L. O. et al. Auriculoterapia como prática integrativa e complementar a saúde no cuidado da ansiedade: revisão integrativa. Research, Society and Development, [S. l.], v. 12, n. 5, p. e21812541728, 2023. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41728. Acesso em: 8 out 2023.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Flávia Zanini Ribeiro dos Santos, Carla Rayane dos Santos, Cristiane Braga, Érika Exner Rezende da Silva, Ana Regina de Lira, Elisangela Francisca da Costa (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.