Banner Portal
Identidade visual do Centro de Recursos de Aprendizagem (CRA) do Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU)
Capa do Eixo 2, sobre Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação
PDF

Palavras-chave

Design da Informação
Identidade visual
Atuação do bibliotecário
Biblioteca universitária
Serviço de Referência

Categorias

Como Citar

FERREIRA, Juliano Benedito; TARTAROTTI, Roberta Cristina Dal’Evedove; MARCO, Michele Lebre de. Identidade visual do Centro de Recursos de Aprendizagem (CRA) do Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU): contribuições do design da informação para a concepção e consolidação da marca. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023043, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.5148. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/5148. Acesso em: 4 out. 2024.

Resumo

Introdução: Descreve o processo de criação da identidade visual do Centro de Recursos de Aprendizagem (CRA), que faz parte do Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). O CRA é responsável pelo serviço de referência da Biblioteca Central Cesar Lattes (BCCL) e também pelo apoio a outras bibliotecas da universidade. Objetivo: Com o objetivo de tornar o CRA mais conhecido e facilitar a identificação dos produtos e serviços oferecidos pelas bibliotecas, foi criada uma marca para o serviço. Metodologia: O design da informação subsidiou a criação do logotipo do CRA, de forma que sua identidade transmita confiança e seriedade, refletindo seus valores e objetivos. Resultados: O logo do CRA foi desenvolvido com base em um conceito forte e facilmente identificável, que simboliza a ideia de conhecimento e iluminação. Conclusão: Todo o processo de criação da identidade visual foi desenvolvido pelos bibliotecários da equipe do CRA, que oferecem um serviço de referência especializado e visando à excelência, além de uma visão detalhada da importância da comunicação visual em bibliotecas universitárias.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.5148
PDF

Referências

LANDIM, Laís Alpi. Perspectivas críticas para o design da informação: contribuições da Ciência da Informação no contexto e-Saúde. 2023. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, 2023. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/242703. Acesso em: 13 jun. 2023.

OLIVEIRA, João Augusto Dias Barreira e. A Ciência da Informação e o Design de Informação: perspectivas interdisciplinares. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/126604. Acesso em: 10 jun. 2023.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Juliano Benedito Ferreira, Roberta Cristina Dal’Evedove Tartarotti, Michele Lebre de Marco (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.