Centro de Recursos de Aprendizagem (CRA) da Biblioteca Central Cesar Lattes (BCCL)
Capa do Eixo 2 sobre Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação
PDF

Palavras-chave

Apoio à pesquisa
Fontes e recursos de pesquisa
Comunidade acadêmica
Atendimento personalizado

Categorias

Como Citar

MARCO, Michele Lebre de; FERREIRA, Juliano Benedito; TARTAROTTI, Roberta Cristina Dal’Evedove. Centro de Recursos de Aprendizagem (CRA) da Biblioteca Central Cesar Lattes (BCCL): apoio informacional ao processo de ensino-aprendizagem à comunidade acadêmica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023050, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.5137. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/5137. Acesso em: 21 maio. 2024.

Resumo

Introdução: As bibliotecas universitárias desempenham um importante papel no processo de ensino-aprendizagem da comunidade acadêmica na qual estão inseridas. A aplicação do conceito de uso de ferramentas e técnicas de aprendizagem em bibliotecas universitárias têm ganhado adesão a exemplo das bibliotecas espanholas, que se uniram para elaborar um novo modelo de biblioteca universitária: Centro de Recursos para el Aprendizaje y la Investigación (CRAI). Objetivo: O objetivo do trabalho é apresentar um relato de experiência da implantação do Centro de Recursos de Aprendizagem (CRA) na Biblioteca Central Cesar Lattes (BCCL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com base no modelo do CRAI. Metodologia: O serviço estruturou-se em quatro eixos de atuação: a) Apoio especializado à pesquisa; b) Programa de capacitação informacional; c) Produção de conteúdos informacionais e d) Laboratório de Acessibilidade. Resultados: Os resultados revelam um aumento gradativo na procura dos produtos e serviços oferecidos pelo CRA tanto pela comunidade acadêmica como externa da universidade, contribuindo para a competência informacional. Conclusão: a implantação do CRA trouxe inovação no modelo de atendimento tradicional das bibliotecas ao criar um padrão no qual a biblioteca assume um papel ativo no processo de ensino-aprendizagem, sendo não apenas provedora de informação, mas também formadora da competência informacional da sua comunidade, acompanhando-a durante toda sua jornada acadêmica.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.5137
PDF

Referências

UNIVERSIDAD DE BARCELONA. Centro de Recursos para el Aprendizaje y la Investigación (CRAI). Disponível em: https://crai.ub.edu/es/conoce-el-crai. Acesso em: 19 maio 2023.

CASTRO FILHO, C. M.; VERGUEIRO, W. C. S. Convergências e divergências do modelo europeu do centro de recursos para el aprendizaje y la investigación (CRAI) em relação às bibliotecas universitárias brasileiras. Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas, v. 1, n. 1, 2011. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/92342. Acesso em: 19 maio 2023.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP). Portal. Biblioteca Central Cesar Lattes oferece Serviço de Atendimento Especializado à Pesquisa. 15 jun. 2022. Disponível em: https://l1nq.com/5KLJY. Acesso em: 22 maio 2023.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP). Portal. Unicamp lança guia para acesso a 70 mil e-books sobre os 17 objetivos de sustentabilidade da ONU. 9 maio 2023. Disponível em: https://encr.pw/zjTIp. Acesso em: 25 maio 2023.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Michele Lebre de Marco, Juliano Benedito Ferreira, Roberta Cristina Dal'Evedove Tartarotti (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.