Ações do Restaurante Universitário - Campus de Campinas
Capa do Eixo 1, sobre Administração, Gestão e Liderança
PDF

Palavras-chave

Restaurante Universitário
Pandemia Covid-19

Categorias

Como Citar

LOPES, Graciela Cristina; PAULO, Cassia Maria Leme de; SILVA, Sandra Maidel Soares da; PAFFRATH, Alessandra Bortoletto Dimiras; KIKUMOTO, Maria Antonieta Jardine; SAKAJIRI, Chika Fukui; TURQUETTO, Carolina Murari Scarazzato; OLIVEIRA, Josilene Lopes de. Ações do Restaurante Universitário - Campus de Campinas: implantação pioneira do modelo de distribuição de refeições no enfrentamento da COVID-19. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023058, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.5131. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/5131. Acesso em: 21 maio. 2024.

Resumo

Introdução: Com a  suspensão das atividades presenciais em 13/03/2020, a Divisão de Alimentação iniciou as alterações no modelo de serviços dos Restaurantes para minimizar a transmissão da COVID-19 e manter o fornecimento das refeições para as áreas essenciais. A redução no número de refeições gerou urgência na revisão dos cardápios para evitar o desperdício de alimentos. Objetivo: Descrever a reestruturação do atendimento da Divisão de Alimentação com a implantação do fornecimento de refeição em marmitex seguindo as diretrizes da Vigilância Sanitária durante a pandemia. Metodologia: Houve mobilização da equipe para adequação de cardápios, atualização do modelo de serviço diante da necessidade de distanciamento, uso de máscara, revisão do cardápio para remanejar alimentos. O serviço modificou-se para o fornecimento de marmitex. Criaram-se planilhas de monitoramento para aumentar a frequência da higienização das mãos, aumento dos pontos disponibilizando álcool em gel, marcações no piso durante o porcionamento dos alimentos. Participação na elaboração de protocolos de combate à COVID-19 específicos aos restaurantes e na Cartilha de Orientações de uso dos RUs e planilhas de controle para a retomada parcial de alunos. Resultados: O RU manteve-se em funcionamento ininterruptamente ao longo da pandemia para atender às áreas essenciais e alunos bolsistas de forma segura através do fornecimento de marmitex. Conclusão: A DA acompanhou a evolução da pandemia e legislação pertinente e adaptou-se gradualmente para a retomada das atividades de forma segura. A elaboração da Cartilha de Orientações de Uso dos RUs foi de fundamental importância para a utilização segura dos restaurantes universitários.  
https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.5131
PDF

Referências

Portaria CVS nº 05/2013, Nota Técnica da ANVISA 49/2020, Plano SP.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Graciela Cristina Lopes, Cassia Maria Leme de Paulo, Sandra Maidel Soares da Silva, Alessandra Bortoletto Dimiras Paffrath, Maria Antonieta Jardine Kikumoto, Chika Fukui Sakajiri, Carolina Murari Scarazzato Turquetto, Josilene Lopes de Oliveira (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.