O PGRL como instrumento de melhoria de processos na gestão de resíduos.
Capa do Eixo 4 sobre Sustentabilidade
PDF

Palavras-chave

Plano de Gestão de Resíduos
Sustentabilidade

Categorias

Como Citar

ALMEIDA, Amanda Roberta de; MICARONI, Regina Clelia da Costa Mesquita; SILVA, Washington Roberto Rodrigues da; SOUZA, Maria Gineusa Medeiros e. O PGRL como instrumento de melhoria de processos na gestão de resíduos. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023080, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.5112. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/5112. Acesso em: 30 maio. 2024.

Resumo

Introdução: O PGRL - Plano de Gestão de Resíduos Local, é um instrumento importante, que aponta e descreve todas as ações relativas ao gerenciamento dos resíduos gerados, contemplando todas as etapas do manejo dos resíduos gerados na Unicamp, bem como as ações de proteção à saúde pública, do trabalhador e do meio ambiente. Objetivo: Assim, o objetivo do trabalho foi capacitar servidores da Unicamp sobre a geração dos resíduos e propor ações para melhorias nas diferentes etapas do manejo, visando a destinação final ambientalmente adequada. Metodologia: A estratégia utilizada para elaborar e implantar o PGRL na Unicamp foi o oferecimento do curso "Plano de Gerenciamento de Resíduos", em parceria com a EDUCORP - Escola de Educação Corporativa da UNICAMP. Resultados: Foram realizadas 3 turmas para o curso de “Plano de Gestão de Resíduos”, abrangendo 184 servidores distribuídos em 36 unidades geradoras de resíduos perigosos. Destas unidades participantes 30 entregaram o PGRL das suas respectivas unidades de atuação. Conclusão: Questões socioambientais e o cumprimento da legislação, trouxe aos servidores uma visão crítica do manejo dos resíduos na sua área de atuação, desencadeando também ações para não geração, redução, reutilização e reciclagem de resíduos, em conformidade com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12. 

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.5112
PDF

Referências

SANTOS, Jackeline Neres. SUSTENTABILIDADE NA GESTÃO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE (RSS) EM INSTITUIÇÕES DE SAÚDE: UM OVERVIEW SOBRE O ESTADO DA ARTE. Revista Eletrônica Gestão & Saúde, Brasília, v. 5, n. 3, p. 2173-2194, set. 2014.

ANVISA. RDC 222: RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 222. Brasília, 2018.

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. LEI 12.305: LEI Nº 12.305. Brasília, 2010.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Amanda Roberta de Almeida, Regina Clelia da Costa Mesquita Micaroni, Washington Roberto Rodrigues da Silva, Maria Gineusa Medeiros e Souza (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.