A educação para a Gestão Ambiental e de resíduos em Universidade
Capa do Eixo 4, sobre Sustentabilidade
PDF

Palavras-chave

Facilitadores Ambientais
Gestão e Sustentabilidade
Formação de Facilitadores

Categorias

Como Citar

SILVA, Washington Roberto Rodrigues da; ALMEIDA, Amanda Roberta de; BOCAYUVA, Claudemir Natal Marcatto; PASCOTE, Fernanda Pereira; SOUZA, Maria Gineusa de Medeiros e; MICARONI, Regina Clélia da Costa Mesquita. A educação para a Gestão Ambiental e de resíduos em Universidade: plano de gestão de resíduos urbanos. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023065, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.5103. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/5103. Acesso em: 30 maio. 2024.

Resumo

A de Gestão Ambiental e de Resíduos GEARE, ligada à Diretoria Executiva de Planejamento Integrado – DEPI, em parceria com a Escola de Educação Corporativa da Unicamp EDUCORP, realizou em 2022 o curso Plano de Gerenciamento de Resíduos Urbanos Local – PGRU de 13 órgãos administrativos. Em 2023 realizou a 2ª edição do curso para elaboração do PGRU nas áreas administrativas do campus de Campinas. A GEARE ofereceu o curso para  quem não gera resíduos perigosos, participaram 17 órgãos, com 19 servidores. O sistema de gestão ambiental da Unicamp  tem por base três elementos a Coordenadoria de Gestão Ambiental e de Resíduos, a Câmara Técnica de Gestão de Resíduos e a Rede de Facilitadores. A Câmara Técnica de Gestão de Resíduos em 2003 elaborou programas ambientais, em 2012 eliminou o passivo de resíduos perigosos. Em 2022 e 2023 priorizamos a gestão de resíduos urbanos. A GEARE elaborou um curso técnico para aplicar o Programa de Gestão Resíduos Urbanos. As indicações novas de facilitadores foram capacitadas e o curso contemplou o gerenciamento de todos os resíduos sólidos comuns, recicláveis ou não, além de informar a existência do programa de gerenciamento de resíduos da construção civil e as exigências do órgão ambiental do estado de São Paulo relativas à destinação de resíduos. Foram 5 aulas teóricas e 4 aulas para as apresentações dos planos das unidades participantes. Parte do curso foi presencial, totalizando 25 horas de aulas. Houve também 5 encontros virtuais para assessoria durante a elaboração do PGRL, total 8 horas.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.5103
PDF

Referências

BRASIL, Lei N° 12.305 de 02 de agosto de 2010 - Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). European Commission, (1996).

Brasil. Ministério do Meio Ambiente (MMA). Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Resolução Conama nº 275/2001 - Estabelece o código de cores para os diferentes tipos de resíduos, a ser adotado na identificação de coletores e transportadores, bem como nas campanhas informativas para a coleta seletiva.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. (2004) ABNT NBR 10004: Resíduos Sólidos - Classificação. Rio de Janeiro/RJ. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Washington Roberto Rodrigues da Silva, Amanda Roberta de Almeida, Claudemir Natal Marcatto Bocayuva, Fernanda Pereira Pascote, Maria Gineusa de Medeiros e Souza, Regina Clélia da Costa Mesquita Micaroni (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.