Atendimento das solicitações de Órgãos Externos à Universidade
Capa do Eixo 1 sobre Administração, Gestão e Liderança
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Palavras-chave

Informação
Sigilo
Eficácia
LGPD
Jurídico

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Como Citar

FERRETTE, Queren Cristina Padula; OLIVEIRA, Lara Mendes Lobo Pereira de; OLIM, Fabiana Roberta Semolini; RODRIGUES, Maria Lucia Morelli. Atendimento das solicitações de Órgãos Externos à Universidade: coleta de informações sensíveis. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023104, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.4952. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/4952. Acesso em: 3 maio. 2024.

Resumo

Introdução: Um dos desafios da Procuradoria Geral é obter informações de toda a Universidade, de forma segura e atender dentro do prazo as demandas vindas de outros Órgãos. Para garantir um serviço de excelência, os servidores da PG trabalharam em conjunto na criação de uma ferramenta. Objetivo: Melhorar o processo de coleta de informações sensíveis da Universidade, garantindo a confiabilidade, integridade e disponibilidade dos dados de forma confidencial e centralizada. Metodologia: Com projeto do CNJ Justiça 4.0, houve aumento de atividades na PG, sendo necessária a automatização e a criação de uma ferramenta integrada ao nosso sistema para obter informações, enquadrando-se nas demandas trazidas pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Os atendimentos chegam diretamente no sistema, agilizando o processo e diminuindo os riscos de perda de prazo e penalidades. Quando não atendidas as solicitações no prazo, o sistema realiza as cobranças automaticamente. Resultados: Uma pesquisa constatou que 87,5% dos usuários tiveram melhoria no fluxo de processo, 80% na otimização de tempo para atendimento e maior controle das solicitações. O atraso no atendimento diminuiu 27%. A ferramenta possibilitou o rastreio de todos os servidores com acesso às informações. Houve a redução de custos com impressão em papel, espaço em disco na nuvem, e economia de tempo na realização de cobranças. Conclusão: A evolução do processo trouxe eficiência, segurança e reduziu processos manuais, beneficiando a Universidade. É uma adaptação aos novos modos de trabalho do cenário atual. A expectativa é garantir os benefícios já alcançados e aplicar melhorias de continuidade.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.4952
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Referências

BRASÍLIA. CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Justiça 4.0. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/tecnologia-da-informacao-e-comunicacao/justica-4-0/. Acesso em: 18 set. 2023.

BRASIL. Constituição (2018). Lei nº 13.709/2018, de 14 de agosto de 2018. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Brasília, 15 2018. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13709.htm. Acesso em: 18 set. 2023.

FERRETTE, Queren Cristina Padula et al. Pesquisa de Satisfação Cícero: usuários externos. Usuários Externos. 2023. Disponível em: https://docs.google.com/forms/d/1YcsGIqULZLYm6gCvGc5rshoOb7yksR0H_6kVQIY1t6w/viewanalytics. Acesso em: 18 set. 2023.

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Copyright (c) 2023 Queren Cristina Padula Ferrette, Lara Mendes Lobo Pereira de Oliveira, Fabiana Roberta Semolini Olim, Maria Lucia Morelli Rodrigues (Autor)

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