Mapeamento de processos no contexto dos produtos químicos controlados
Capa do Eixo 1, sobre Administração, Gestão e Liderança
PDF

Palavras-chave

Mapeamento de processo
Boas práticas em gestão
Produto químico controlado

Categorias

Como Citar

BERGO, Patricia Luisa de Souza; YOSHINAGA, Fabiana; VENTURINI, Anderson de Oliveira. Mapeamento de processos no contexto dos produtos químicos controlados. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023189, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.4946. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/4946. Acesso em: 30 maio. 2024.

Resumo

Introdução: O mapeamento de processos é uma ferramenta consolidada de planejamento e gestão que permite conhecer todos os fluxos de trabalho da unidade, suas características e limitações. Objetivo: O presente trabalho visou mapear os processos de trabalho do Escritório de Produtos Controlados (EPC/DEPI) da Unicamp consolidados. Metodologia: Inicialmente, levantaram-se todas as informações relacionadas às sequências de atividades de cada um dos processos de trabalho da unidade. Os dados foram compilados e organizados em mapas de processos, construídos utilizando a plataforma colaborativa digital Miro®. Após a revisão final, cada processo foi validado por um funcionário externo ao EPC. Resultados: Foram mapeados os processos de renovação dos Alvarás de Funcionamento e do Certificado de Vistoria, bem como do protocolo dos mapas de controle da Polícia Civil - SP. Também foram mapeados os processos de obtenção do Certificado de Registro do Exército Brasileiro e de renovação do Certificado de Licença de Funcionamento da Polícia Federal. Os processos foram analisados, identificando-se os pontos críticos que demandam melhorias. Algumas etapas foram suprimidas e outras incluídas, de forma a tornar o serviço mais eficiente. Conclusão: Os processos de trabalho do EPC  já consolidados, foram mapeados com sucesso. Essa ferramenta de planejamento possibilitou otimizar o fluxo de atividades, melhorando a eficiência do trabalho desenvolvido pela unidade.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.4946
PDF

Referências

CONGER, S. Process Mapping and Management. 1A. Ed. Nova York: Business Expert Press, LLC, 2011.

MIRO (2022). Disponível em www.miro.com. Acesso em 18/09/2023. RealTimeBoard, Inc.: MIRO ONLINE WHITEBOARD.

UNICAMP. Resolução GR-011/2022, de 11 de fevereiro de 2002. Dispõe sobre a criação do Escritório de Produtos Controlados da Unicamp e dá outras providências. Diário Oficial do Estado: Poder Executivo - Seção I, São Paulo, SP, ano 132, n. 31, p. 91.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Patricia Luisa de Souza Bergo, Fabiana Yoshinaga, Anderson de Oliveira Venturini (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.