Resumo
Introdução: O processo de reformulação de resoluções internas é bastante complexo, pois envolve a mudança da cultura organizacional de uma instituição. Objetivo: O presente trabalho objetivou reformular as normas de armazenamento de produtos químicos controlados no almoxarifado do Instituto de Química da Unicamp. Metodologia: Foram analisadas as resoluções internas que vigoravam no Instituto de Química da Unicamp. A partir desse estudo foram elaboradas adequações de forma a alinhar as normas internas com a legislação nacional e estadual vigentes. Resultados: A resolução proposta foi aprovada na Congregação do Instituto de Química e já está em vigor, trazendo diversas vantagens para a instituição, como o atendimento à legislação vigente para evitar autuações dos órgãos de fiscalização e o aumento da segurança do Almoxarifado e das pessoas que trabalham e/ou frequentam o local. A alteração realizada também suscitou na comunidade interna o debate sobre as legislações vigentes. A ação educativa aconteceu tanto entre docentes, quanto em discentes, os quais poderão, futuramente, propagar os conhecimentos adquiridos em seus locais de trabalho. Conclusão: O trabalho apresentado conseguiu atingir o objetivo proposto. É importante destacar que o processo de reformulação de normas é um trabalho árduo e, por envolver uma mudança cultural, depende do engajamento contínuo da comunidade acadêmica.
Referências
PLANALTO. Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9605.htm. Acesso em: [12/06/2022].
PLANALTO. Decreto nº 10.030, de 30 de setembro de 2019. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/d10030.htm. Acesso em: [13/06/2023].
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Fabiana Yoshinaga, Bárbara Leite Tacarambi Santos, Isabela Ferreira Rosa, Larissa Spoladore (Autor)