O sistema de Admissão de Docentes da USP
Capa do Eixo 1, sobre Administração, Gestão e Liderança
PDF

Palavras-chave

Admissão de docentes
Plataforma universitária
Boas práticas

Categorias

Como Citar

ANTONIO, Wagner Paschoal de Andrade; NOBOA, Luan Felipe Novak; DIRICKSON, Yuri Maximilian Rottner; MENDES, Kely Cristine Soares da Silva. O sistema de Admissão de Docentes da USP. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023060, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.4942. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/4942. Acesso em: 30 maio. 2024.

Resumo

Introdução: Entre as iniciativas da USP que visam ganhos de eficiência e transparência, destaca-se a migração do processo de admissão docente para o formato virtual, com a criação do Sistema de Admissão de Docentes da USP. Objetivo: O objetivo é manter e aprimorar constantemente a plataforma de contratação docente, abrangendo desde a solicitação de cargos até a admissão, proporcionando eficiência e transparência. Metodologia: Um grupo responsável pelo Sistema foi criado em 2017 com representantes de várias áreas (Reitoria e Vice-Reitoria, Tecnologia de Informação, Procuradoria Geral, Secretaria Geral e Recursos Humanos). Em 2018, foram incluídos Assistentes de Direção das Unidades, o que permitiu a adaptação da plataforma às necessidades dos usuários internos e o estabelecimento de um canal direto de comunicação, inclusive com os candidatos. Resultados: A plataforma possibilitou o aumento da eficiência e transparência, eliminando-se processos físicos e etapas presenciais. O canal “Fale Conosco” foi implementado, garantindo respostas rápidas. A interface intuitiva e a constante revisão de acordo com as normativas universitárias permitiram a padronização de procedimentos e a diminuição de erros. Houve facilitação do fluxo de informações e da coleta de dados para análises e auditorias de órgãos internos e externos. Conclusão: O Sistema de Admissão Docente modernizou o processo de contratação de docentes na USP, mantendo-se em conformidade com as políticas vigentes. A constante melhoria da plataforma, o diálogo com os usuários e o apoio dos órgãos decisórios garantem que o sistema esteja alinhado com as necessidades da Universidade.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.4942
PDF

Referências

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Resolução nº 3461, de 07 de outubro de 1988. Baixa o Estatuto da Universidade de São Paulo. Disponível em: https://leginf.usp.br/?resolucao=consolidada-resolucao-no-3461-de-7-de-outubro-de-1988. Acesso em: 14 set. 2023.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Resolução nº 3745, de 19 de outubro de 1990. Baixa o Regimento Geral da Universidade de São Paulo. Disponível em: https://leginf.usp.br/?resolucao=consolidada-resolucao-no-3745-de-19-de-outubro-de-1990. Acesso em: 14 set. 2023.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Wagner Paschoal de Andrade Antonio, Luan Felipe Novak Noboa, Yuri Maximilian Rottner Dirickson, Kely Cristine Soares da Silva Mendes (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.