Impacto da Covid-19 no portfólio de treinamentos da Biblioteca FZEA-USP
Capa do Eixo 2, sobre Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação
PDF

Palavras-chave

Biblioteca universitária
Treinamento de usuários
Ambiente digital
COVID-19

Categorias

Como Citar

PELLEGRINI, Vanessa Rodrigues; OLIVEIRA, Érica Beatriz Pinto Moreschi de; LIMA, Girlei Aparecido de; DOZENA, Marcelo Roberto. Impacto da Covid-19 no portfólio de treinamentos da Biblioteca FZEA-USP: relato de caso. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023190, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.4938. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/4938. Acesso em: 30 maio. 2024.

Resumo

Introdução:A Biblioteca Central da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP oferece anualmente a seus usuários uma programação de treinamentos voltados para a formação de competências de busca, seleção e utilização de informações. Exercendo a função de biblioteca educadora, participa ativamente da localização e divulgação de novos recursos, treinamentos em redação científica, ética em pesquisa, uso de recursos digitais disponibilizados aos usuários.Objetivo:Relatar as modificações implementadas na oferta de treinamentos oferecidos pela Biblioteca, utilizando as possibilidades oferecidas pelas tecnologias de informação na disseminação da informação e difusão do conhecimento. Metodologia: Foi realizado um levantamento quantitativo nos treinamentos oferecidos entre 2017 e 2022, comparando tipos de treinamento oferecidos, quantidade de horas e número de participantes. Resultados:Durante o período de 6 anos foram oferecidos 173 treinamentos, num total de 281horas e 50 minutos atingindo 2202 participantes. Dividiu-se os treinamentos em 2 períodos: 2017-2109 pré-pandemia e 2020-2022 pós-pandemia, para efeitos de comparação. No primeiro período a totalidade dos treinamentos foi no módulo presencial, com uma variedade maior de conteúdos oferecidos. Nos anos de 2020-21 a Biblioteca passa a oferecer apenas treinamentos à distância, pois neste período ela ficou fechada ou com atendimento restrito a partir de agosto de 2021. A partir de 2022, mantem-se os treinamentos online com o retorno dos presenciais.Conclusão: Foram implementados novos conteúdos, manteve-se os eventos online e o retorno dos presenciais. No entanto, houve uma racionalização dos cursos oferecidos, focando-se naqueles de maior interesse e mais específicos das necessidades acadêmicas da comunidade FZEA.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.4938
PDF

Referências

ANNA, J. S. Gestão de pessoas no contexto da biblioteconomia/ciência da informação: revisão narrativa de literatura nos anais do CBBD e do SNBU. Ciência da Informação em Revista, Maceió, v. 6, n. 3, p. 49-65, 2019.

SANTOS, L. R. et al. O papel das bibliotecas durante a pandemia da covid-19: em busca da emancipação humana. Ciência da Informação em Revista, Maceió, v. 8, n. 1, p. 63-73, 2021.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Vanessa Rodrigues Pellegrini, Érica Beatriz Pinto Moreschi de Oliveira, Girlei Aparecido de Lima, Marcelo Roberto Dozena (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.