Promoção à saúde e a contribuição do Serviço Social na Faculdade de Odontologia de Araraquara – FOAr
Capa do Eixo 5 sobre Saúde e Qualidade de Vida
PDF

Palavras-chave

Promoção à saúde
Saúde
Assistente social
Faculdade de Odontologia de Araraquara

Categorias

Como Citar

MARTINS, Pâmela; RUZAFA, Ângela Maria Chaves de Miranda; VANZELI, Evandro; FALCONE-DIAS, Maria Fernanda. Promoção à saúde e a contribuição do Serviço Social na Faculdade de Odontologia de Araraquara – FOAr. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023158, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.4935. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/4935. Acesso em: 30 maio. 2024.

Resumo

Introdução: A promoção à saúde trata-se de compreender que a saúde está atrelada às condições e qualidade de vida do ser humano e não é reduzida a ausência de doença. Há vários fatores que interferem no processo de saúde e doença como educação, saneamento básico, habitação, emprego, renda, entre outros. De acordo com a Constituição Federal de 1988, a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido através de políticas sociais e econômicas que visam à redução do risco de doenças e ao acesso às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. Neste sentido, o trabalho do assistente social, reconhecido como profissional da saúde, é de suma importância para contribuir com a Promoção à Saúde. Objetivo: Propiciar aos alunos, profissionais e usuários atendimento humanizado, com acolhimento, escuta qualificada, orientações e socialização das informações impactando na Promoção à Saúde da comunidade FOAr. Metodologia: Em relação ao atendimento com alunos os casos são discutidos com a Vice-Dir. e Seção Téc. Graduação. O atendimento prestado aos profissionais é efetivado com sua procura espontânea ao Serv. Social. Os atendimentos dos usuários são realizados na Seção de Triagem, Doc. e Emergência, sendo a porta de entrada para o tratamento nas clínicas da FOAr. Resultado: Impacto na Promoção à Saúde da comunidade FOAr. Conclusão: Entende-se que a Promoção à Saúde é fundamental e a atuação do Assistente Social favorece um espaço de acolhimento e relação de diálogo entre os diversos atores sociais, contribuindo com o bem estar social, físico e mental.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.4935
PDF

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Resolução n°2018, de 06 de março de 1997. Dispõe sobre o reconhecimento dos profissionais de saúde de nível superior. Disponível em:bvsms.saude.gov/bus/saudeelegis/cns/1997/reso218_06_03.1997.html. Acesso em: 14 set. 2023

SODRÉ, F.O. Serviço Social entre a prevenção e a promoção da saúde: tradução, vínculo e acolhimento. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n°117, p. 69-83, jan/mar.2014.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Pâmela Martins, Ângela Maria Chaves de Miranda Ruzafa, Evandro Vanzeli, Maria Fernanda Falcone-Dias (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.