Resumo
Introdução: A promoção à saúde trata-se de compreender que a saúde está atrelada às condições e qualidade de vida do ser humano e não é reduzida a ausência de doença. Há vários fatores que interferem no processo de saúde e doença como educação, saneamento básico, habitação, emprego, renda, entre outros. De acordo com a Constituição Federal de 1988, a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido através de políticas sociais e econômicas que visam à redução do risco de doenças e ao acesso às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. Neste sentido, o trabalho do assistente social, reconhecido como profissional da saúde, é de suma importância para contribuir com a Promoção à Saúde. Objetivo: Propiciar aos alunos, profissionais e usuários atendimento humanizado, com acolhimento, escuta qualificada, orientações e socialização das informações impactando na Promoção à Saúde da comunidade FOAr. Metodologia: Em relação ao atendimento com alunos os casos são discutidos com a Vice-Dir. e Seção Téc. Graduação. O atendimento prestado aos profissionais é efetivado com sua procura espontânea ao Serv. Social. Os atendimentos dos usuários são realizados na Seção de Triagem, Doc. e Emergência, sendo a porta de entrada para o tratamento nas clínicas da FOAr. Resultado: Impacto na Promoção à Saúde da comunidade FOAr. Conclusão: Entende-se que a Promoção à Saúde é fundamental e a atuação do Assistente Social favorece um espaço de acolhimento e relação de diálogo entre os diversos atores sociais, contribuindo com o bem estar social, físico e mental.
Referências
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Resolução n°2018, de 06 de março de 1997. Dispõe sobre o reconhecimento dos profissionais de saúde de nível superior. Disponível em:bvsms.saude.gov/bus/saudeelegis/cns/1997/reso218_06_03.1997.html. Acesso em: 14 set. 2023
SODRÉ, F.O. Serviço Social entre a prevenção e a promoção da saúde: tradução, vínculo e acolhimento. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n°117, p. 69-83, jan/mar.2014.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Pâmela Martins, Ângela Maria Chaves de Miranda Ruzafa, Evandro Vanzeli, Maria Fernanda Falcone-Dias (Autor)