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Estratégias para aprimorar o acesso de pacientes às clínicas odontológicas da FOAr
Capa do Eixo 1 sobre Administração, Gestão e Liderança
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Palavras-chave

Universidade
Odontologia
Comunidade

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Como Citar

FALCONE-DIAS, Maria Fernanda; VANZELI, Evandro; RODRIGUES, Maria Fernanda Zanoni; RUZAFA, Angela Maria C. de Miranda; MARTINS, Pâmela Fernanda Ferreira de Oliveira. Estratégias para aprimorar o acesso de pacientes às clínicas odontológicas da FOAr. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023100, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.4930. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/4930. Acesso em: 3 nov. 2024.

Resumo

Introdução: A Faculdade de Odontologia de Araraquara, UNESP (FOAr), desempenha um papel de extrema importância ao oferecer serviços odontológicos à comunidade por meio de suas clínicas e projetos. No entanto, devido à insuficiente cobertura dos serviços públicos, tem havido um aumento na demanda por atendimento na FOAr por parte da comunidade de Araraquara e da Divisão Regional de Saúde III. Portanto, garantir o acesso da comunidade aos tratamentos odontológicos na FOAr tornou-se um desafio crucial. Objetivo: Assegurar acesso à comunidade de Araraquara e região aos serviços odontológicos oferecidos pela FOAr. Metodologia: Esclarecemos aos pacientes a importância de obter um encaminhamento com informações detalhadas sobre sua especialidade e necessidades específicas. Esse encaminhamento normalmente é gerado após uma avaliação nas unidades básicas de saúde ou mesmo em clínicas de planos odontológicos. Além disso, implementamos a unificação de uma lista de espera no sistema eletrônico da FOAr, que inclui informações detalhadas sobre a especialidade solicitada e utiliza palavras-chave para facilitar o acesso dos profissionais das clínicas. Resultados: Com a implementação do encaminhamento e da lista de espera unificada, observamos uma redução no tempo de espera para avaliações, agilização dos atendimentos específicos nas clínicas didáticas, evitamos que os pacientes sejam encaminhados para a lista de espera errada e auxiliamos os alunos e professores na identificação de pacientes que necessitam de tratamentos específicos relacionados aos seus estudos. Conclusão: Embora essas melhorias já tenham demonstrado resultados significativos, reconhecemos que ainda há espaço para aperfeiçoar ainda mais o acesso da comunidade aos serviços odontológicos oferecidos pela FOAr.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.4930
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Referências

GONÇALVES, E. R.; VERDI, M. I. M. Os problemas éticos no atendimento a pacientes na clínica odontológica de ensino. Ciência & saúde coletiva, v. 12, p. 755-764, 2007.

ALBUQUERQUE, Y. E. et al. Perfil do atendimento odontológico no Serviço de Urgência para crianças e adolescentes da Faculdade de Odontologia de Araraquara (FOAr)?UNESP. Revista de Odontologia da UNESP, v. 45, p. 115-120, 2016.

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Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Maria Fernanda Falcone-Dias, Evandro Vanzeli, Maria Fernanda Zanoni Rodrigues, Angela Maria C. de Miranda Ruzafa, Pâmela Fernanda Ferreira de Oliveira Martins (Autor)

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