Atividades relacionadas a coping
Capa do Eixo 5, sobre Saúde e Qualidade de Vida
PDF

Palavras-chave

Estresse psicossocial
Coping
Resiliência
Enfrentamento
Burnout
Ambiente de trabalho

Categorias

Como Citar

SILVA, Priscila Cristina; XIMENES, Bruno Gomes; CARDOSO, Evelyn Machado; GUERREIRO, Sandra Maria Carmello; CAMPOS, Érika da Silva; KASSISSE, Dora Maria Grassi. Atividades relacionadas a coping: envolvimento da comunidade do Instituto de Biologia da Unicamp. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023195, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.4922. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/4922. Acesso em: 20 maio. 2024.

Resumo

Introdução: A partir de estudos realizados por Amaral-Prado e colaboradores de 2017 a 2020, identificamos a comunidade acadêmica da Unicamp (Amaral-Prado et al., 2021) e do Instituto de Biologia como submetida a significativo estresse psicossocial. Sendo assim, foi criada a Comissão Permanente de Planejamento de Estratégias de Enfrentamento/Coping. Objetivo: A Comissão tem ação voluntária e busca promover a saúde e melhora no bem-estar laboral e no desempenho dos colaboradores do Instituto de Biologia. As atividades de coping seguem as preconizadas por Folkman e Lazarus em 1985. Metodologia: Para conscientização da comunidade, eventos informativos foram organizados buscando informar e socializar. A primeira atividade desenvolvida foi um café da manhã durante um período de 30 minutos com o nome de IB ConVida Café, com boa aceitação e curiosidade frente a atividade. A segunda atividade proposta, o IB ConVida Conversa, foram rodas de conversa para esclarecer sobre os serviços oferecidos pelos campi da Universidade. Resultados: Alguns membros se envolveram com as atividades e os encontros semanais. Até o presente momento, foram realizados três cafés e dois momentos de conversa. O IB ConVida Café é a atividade que mais tem apresentado adesão, já para as atividades do IB ConVida Conversa estamos buscando melhores formas de divulgação e mudanças no formato para atrair o público alvo. Conclusão: Com as atividades, percebemos a construção de melhores relações sociais e de trabalho. Pretendemos melhorar ainda mais a qualidade de vida no ambiente laboral e divulgar esta ideia para outras Unidades.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.4922
PDF

Referências

AMARAL-PRADO, Heloísa Monteiro; BORGHI, Filipy; MELLO, Tânia Maron Vichi Freire; GRASSI-KASSISSE, Dora Maria. The impact of confinement in the psychosocial behaviour due COVID-19 among members of a Brazilian university. International Journal Of Social Psychiatry, [S.L.], v. 67, n. 6, p. 720-727, 8 nov. 2020. SAGE Publications. http://dx.doi.org/10.1177/0020764020971318.

COPING, 2022. Comissa?o Permanente de Planejamento de Atividades Relacionadas às Estratégias de Enfrentamento/Coping. Disponível em: https://coping.ib.unicamp.br/. Acesso em: 18 set. 2023.

FOLKMAN, Susan; LAZARUS, Richard S.. If it changes it must be a process: study of emotion and coping during three stages of a college examination.. Journal Of Personality And Social Psychology, [S.L.], v. 48, n. 1, p. 150-170, 1985. American Psychological Association (APA). http://dx.doi.org/10.1037/0022-3514.48.1.150.

INSTITUTO DE BIOLOGIA, 2021. Comissa?o Permanente de Planejamento de Atividades Relacionadas às Estratégias de Enfrentamento/Coping Disponível em: https://ib.unicamp.br/comissoes/coping. Acesso em: 18 set. 2023.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Priscila Cristina Silva, Bruno Gomes Ximenes, Evelyn Machado Cardoso, Sandra Maria Carmello Guerreiro, Érika da Silva Campos, Dora Maria Grassi Kassisse (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.