Transformando dados em informações
Capa do Eixo 1, sobre Administração, Gestão e Liderança
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Palavras-chave

Dashboard
Power BI
Gráficos
Corpo Discente

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Como Citar

LOPES, Márcio Ribeiro. Transformando dados em informações: a ferramenta Power BI e a elaboração de Dashboard sobre o corpo discente da FCTE – Faculdade de Ciências, Tecnologia e Educação da UNESP, Câmpus de Ourinhos. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023186, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.4921. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/4921. Acesso em: 3 maio. 2024.

Resumo

Introdução: O presente trabalho descreve a implementação de um Dashboard, desenvolvido por meio do programa Power BI, uma ferramenta de Business Intelligence, destacando os impactos resultantes da melhoria na análise de dados relacionados ao corpo discente da Faculdade de Ciências, Tecnologia e Educação da UNESP - Câmpus de Ourinhos. Objetivo: O principal objetivo foi possibilitar uma avaliação abrangente, diversificada e/ou personalizada do registro acadêmico dos alunos matriculados, formados e evadidos, ao longo de toda a história da instituição, visando apoiar as tomadas de decisões dos gestores locais, fornecendo uma visão completa da situação acadêmica. Metodologia: Com abordagem qualitativa e descritiva, foram coletados dados do sistema de graduação institucional e de uma planilha Excel, atualizada com os dados de todos os alunos matriculados, formados e evadidos do curso de Geografia do câmpus. Estes dados foram tratados na ferramenta Power BI e utilizados na construção de diversos gráficos dinâmicos dos discentes, como situação no curso, gênero, período e tipo de ingresso, filtrados por ano de ingresso e categorizados entre matriculados, origem, formados e evadidos. Resultados: O presente trabalho foi apresentado aos gestores da instituição, em julho de 2023. Os gráficos implementados possibilitaram estudos mais aprofundados a respeito das tendências de conclusões do curso e evasões, dentre outras situações. Conclusão: O dashboard implementado possibilitou diagnósticos sobre um problema recorrente no curso de Geografia: a evasão, sobretudo na modalidade Bacharelado. Permitiu também diagnosticar a evolução temporal de matrículas no curso e fornecer subsídios aos gestores no enfrentamento da baixa procura, evidente nos últimos anos.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.4921
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Referências

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Copyright (c) 2023 Márcio Ribeiro Lopes (Autor)

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