Resumo
Introdução: As características da evasão ainda são pouco conhecidas, existindo uma carência de informações mais consistentes sobre as razões da evasão na vida do estudante. Objetivo: Traçar o perfil dos alunos evadidos dos cursos de graduação da Faculdade de Ciências – Câmpus de Bauru – Unesp, que ingressaram no período compreendido entre 2014 e 2020, por meio de Vestibular. Metodologia: Este estudo permeia uma rede de conhecimentos interdisciplinares gerados a partir do relacionamento de dados de três sistemas de gestão acadêmica da Unesp. Esses dados, após aplicação do método de análise de conteúdo proposta por Bardin (1977), nortearam a nossa investigação na busca pelos motivos da evasão, os quais foram classificados em fatores internos, externos e pessoais. Resultados: Os fatores pessoais foram os que mais tiveram impacto, tendo como os principais motivos: insatisfação com a minha escolha profissional, insatisfação com o meu rendimento acadêmico e problemas familiares e de saúde. Nos fatores externos, os motivos mais relatados foram: dificuldades em conciliar o trabalho com os estudos, dificuldades financeiras e distância entre a cidade de origem e o câmpus universitário. Quanto aos fatores internos, os motivos mais mencionados foram: falta de tempo para atividades acadêmicas extra classe, dificuldade em acompanhar o conteúdo das disciplinas, falta de tempo para desenvolver atividades formativas: pesquisa, estágios e cursos, falta de atividades práticas e problemas de infraestrutura. Conclusão: A evasão é um fenômeno complexo e desafiador, que causa desequilíbrio, desarmonia, entraves e desafios à concretização dos objetivos educacionais da Universidade.
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BIAZUS, C. A. Sistema de fatores que influenciam o aluno a evadir-se dos cursos de graduação na UFSM e na UFSC: um estudo no curso de Ciências Contábeis. 2004. 203 p. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
COIMBRA, C.L.; BARBOSA E SILVA, l.; COSTA, N.C.D. A evasão na educação superior: definições e trajetórias. Educ. Pesqui., São Paulo, v.47, e228764, 2021. Disponível em:https://www.scielo.br/j/ep/a/WRKk9JVNBnJJsnNyNkFfJQj/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 14 out. 2022.
MASSINI-CAGLIARI, G.; BARREIRO, I.M.F.; PUTTI, Fernando F.; VIDOTTI, S. A. B. G.; LEMKE, N.; DOMINGUES, M.A.C.; Silva, R. C.; HASHIMOTO, M. S. Causas da Evasão na Graduação da Unesp. In: Sandro Roberto Valentini; Sergio Roberto Nobre. (Org.). Universidade em Transformação - Lições das crises. 1ª ed. São Paulo: Editora Unesp, 2020, v. 1, p. 231-246.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Marcelo Setsuo Hashimoto, Maria da Graça Mello Magnoni, Vera Lucia Messias Fialho Capellini (Autor)