Resumo
Introdução/Objetivo: O objetivo desse artigo é apresentar e descrever um projeto que propicia, aos discentes de todos os Câmpus da Unesp, um espaço e ações estratégicas voltadas para a prevenção, promoção, intervenção e pesquisa em saúde mental, considerando toda complexidade que envolve a vida acadêmica. Metodologia: A Universidade Estadual Paulista (Câmpus de Bauru) estabeleceu o Núcleo Técnico de Atenção Psicossocial (NTAPS) em 2018, onde disponibilizava atendimento psicossocial aos discentes das três faculdades do campus (Faculdade de Ciências, Faculdade de Engenharia e Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação). Houve apoio destas três faculdades e também da Coordenadoria de Permanência Estudantil - COPE para o surgimento e início das atividades do núcleo. Em 2019, O NTAPS foi subdivido em três frentes de atuação: Prevenção, Acolhimento e Assistência. Nestas 3 frentes de atuação o NTAPS oferece serviços para todos os discentes de graduação e pós-graduação de todas as unidades da UNESP (NTAPS, 2022). Resultados: De março a dezembro de 2022, na Frente de prevenção 1010 discentes foram beneficiados com oficinas e cursos. A frente de acolhimento atendeu 544 discentes na modalidade de psicoterapia breve e atendeu 133 discentes a logo prazo. A frente de assistência atendeu 54 discentes em múltiplos grupos terapêuticos (NTAPS, 2022). Conclusão: O NTAPS visa a expansão e o aumento da divulgação das atividades realizadas, a promoção das parceiras entre os câmpus. Objetivando fortalecer ações que garantam a qualidade da permanência psicossocial dos discentes da rede UNESP.
Referências
BAKHSH, M.M.; SAYED, S.A. Sources of Academic Stress: Estresse Management among Regular and Executive MBA Students. International Journal of Endorsing Health Science Research, 3(1), 17-22, 2015.
BARKER, R.W.; SIRYK, B. SACQ Student Adaptation to College Questionnaire Manual. Western Psychology. 11, 333-346, 1989.
CALAIS, S. L.; ANDRADE, L. M. B.; LIPP, M. E. N. Diferenças de Sexo e Escolaridade na manifestação de Stress em adultos jovens. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 16, n. 2, p. 257-263, 2003.
ELIAS, H.; PING, W.S.; ABDULLAH, M.C. Estresse and Academic Achievement among Undergraduate Students in University Putra Malaysia. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 29, 646-655, 2011.
NTAPS. Relatório do programa de saúde mental dos discentes da Unesp. NTAPS/UNESP; Bauru, SP, 2022.
RAMOS, F. P.; JARDIM, A. P.; GOMES, A. C. P.; LUCAS, J. N. Desafios na Trajetória Acadêmica e Apoio Psicológico ao Estudante Universitário: Contribuições de dois Projetos de Extensão. Revista Guará, Edição IX. Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), v. 6, n. 9, P. 57-67, 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufes.br/guara/article/view/15783/13678>. Acesso em: 17 set. 2023.
SAÚDE mental dos estudantes universitários: cenário atual. Conexão PUC Minas, Belo Horizonte, MG, 07 de jul. de 2022. Disponível em: < https://conexao.pucminas.br/blog/dicas/saude-mental-na-universidade/>. Acesso em: 15 de set. de 2023.
SILVA, S.M.C.; PEGORARO, R.F.; MIRANDA, G.J.; BARBOSA, L.S. Sofrimento psíquico na educação superior: um olhar sobre estudantes da pós-graduação stricto sensu. PROPP/UFU; Uberlândia, MG, 2019.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Danilo Leutwiler Gabas, Vera Lucia Messias Fialho Capellini (Autor)