NTAPS - Espaço para o Cuidado da Saúde Mental dos Discentes da Unesp
Capa do Eixo 5 sobre Saúde e Qualidade de Vida
PDF

Palavras-chave

Saúde mental
Universidade
Prevenção
Promoção
Psicossocial

Categorias

Como Citar

GABAS, Danilo Leutwiler; CAPELLINI, Vera Lucia Messias Fialho. NTAPS - Espaço para o Cuidado da Saúde Mental dos Discentes da Unesp. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023097, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.4916. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/4916. Acesso em: 21 maio. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: O objetivo desse artigo é apresentar e descrever um projeto que propicia, aos discentes de todos os Câmpus da Unesp, um espaço e ações estratégicas voltadas para a prevenção, promoção, intervenção e pesquisa em saúde mental, considerando toda complexidade que envolve a vida acadêmica. Metodologia: A Universidade Estadual Paulista (Câmpus de Bauru) estabeleceu o Núcleo Técnico de Atenção Psicossocial (NTAPS) em 2018, onde disponibilizava atendimento psicossocial aos discentes das três faculdades do campus (Faculdade de Ciências, Faculdade de Engenharia e Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação). Houve apoio destas três faculdades e também da Coordenadoria de Permanência Estudantil - COPE  para o surgimento e início das atividades do núcleo. Em 2019, O NTAPS foi subdivido em três frentes de atuação: Prevenção, Acolhimento e Assistência. Nestas 3 frentes de atuação o NTAPS oferece serviços para todos os discentes de graduação e pós-graduação de todas as unidades da UNESP (NTAPS, 2022). Resultados: De março a dezembro de 2022, na Frente de prevenção 1010 discentes foram beneficiados com oficinas e cursos. A frente de acolhimento atendeu 544 discentes na modalidade de psicoterapia breve e atendeu 133 discentes a logo prazo. A frente de assistência atendeu 54 discentes em múltiplos grupos terapêuticos (NTAPS, 2022). Conclusão: O NTAPS visa a expansão e o aumento da divulgação das atividades realizadas, a promoção das parceiras entre os câmpus. Objetivando fortalecer ações que garantam a qualidade da permanência psicossocial dos discentes da rede UNESP.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.4916
PDF

Referências

BAKHSH, M.M.; SAYED, S.A. Sources of Academic Stress: Estresse Management among Regular and Executive MBA Students. International Journal of Endorsing Health Science Research, 3(1), 17-22, 2015.

BARKER, R.W.; SIRYK, B. SACQ Student Adaptation to College Questionnaire Manual. Western Psychology. 11, 333-346, 1989.

CALAIS, S. L.; ANDRADE, L. M. B.; LIPP, M. E. N. Diferenças de Sexo e Escolaridade na manifestação de Stress em adultos jovens. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 16, n. 2, p. 257-263, 2003.

ELIAS, H.; PING, W.S.; ABDULLAH, M.C. Estresse and Academic Achievement among Undergraduate Students in University Putra Malaysia. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 29, 646-655, 2011.

NTAPS. Relatório do programa de saúde mental dos discentes da Unesp. NTAPS/UNESP; Bauru, SP, 2022.

RAMOS, F. P.; JARDIM, A. P.; GOMES, A. C. P.; LUCAS, J. N. Desafios na Trajetória Acadêmica e Apoio Psicológico ao Estudante Universitário: Contribuições de dois Projetos de Extensão. Revista Guará, Edição IX. Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), v. 6, n. 9, P. 57-67, 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufes.br/guara/article/view/15783/13678>. Acesso em: 17 set. 2023.

SAÚDE mental dos estudantes universitários: cenário atual. Conexão PUC Minas, Belo Horizonte, MG, 07 de jul. de 2022. Disponível em: < https://conexao.pucminas.br/blog/dicas/saude-mental-na-universidade/>. Acesso em: 15 de set. de 2023.

SILVA, S.M.C.; PEGORARO, R.F.; MIRANDA, G.J.; BARBOSA, L.S. Sofrimento psíquico na educação superior: um olhar sobre estudantes da pós-graduação stricto sensu. PROPP/UFU; Uberlândia, MG, 2019.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Danilo Leutwiler Gabas, Vera Lucia Messias Fialho Capellini (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.