Vivência Quilombola
Capa do Eixo 5 sobre Saúde e Qualidade de Vida
PDF

Palavras-chave

Natureza
Cultura
Bem-estar
Quilombola
Caiçara

Categorias

Como Citar

TAVARES, Carla; GOULART, Reginaldo. Vivência Quilombola. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023176, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.4869. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/4869. Acesso em: 30 maio. 2024.

Resumo

Introdução: A pandemia causou sentimentos adversos, o isolamento, a divergência de informações geraram angústia, trazendo reflexões. Com o retorno, houve a necessidade de readaptação à rotina presencial e a Unesp disponibilizou editais voltados à saúde mental e física como o Edital Nº 06/2021- Unesp Raízes - Ações de Promoção da Saúde, Esporte, Arte e Cultura. Objetivo: Contribuir para a retomada das atividades presenciais, promovendo o acolhimento, oferecendo oportunidades de vivências artístico-culturais que causassem reflexão sobre a qualidade de vida. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa com os unespianos e após a coleta dos dados, realizamos orçamentos com empresas do ramo e selecionamos o roteiro mais adequado. Resultados: Realizamos um passeio com cultura, atividade física e bem-estar, cujo roteiro chamava-se “Vivência Território Quilombola e Área Caiçara”. A experiência foi em Ubatuba-SP, incluiu visita à Trilha dos Poços passando pela comunidade quilombola, pela mata às margens do Rio do Cedro, com cachoeiras. Visitamos a Casa de Farinha onde participamos da produção de farinha de mandioca. Após um almoço típico, visitamos a Praia do Cambury, fizemos roda de conversa com ancião e conhecemos a história das comunidades. Acompanhamos a confecção e pintura das canoas caiçaras, instrumento de trabalho e fonte de renda da comunidade. Conclusão: A experiência foi marcante, todos interagiram com pessoas e natureza despertando um sentimento de saúde e bem-estar, criando empatia com a comunidade. Todos retornaram muito unidos, cheios de histórias para contar. Os objetivos foram ultrapassados gerando uma vontade de viver, cuidar um do outro e do planeta.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.4869
PDF

Referências

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO. Pro reitoria de extensão e cultura. Edital nº 06/2021, de 17 de novembro de 2021. Lança o programa Unesp Raízes – ações de promoção da saúde, esporte, arte e cultura. São Paulo: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 17 de novembro 2021.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Carla Tavares, Reginaldo Goulart (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.