Crescimento econômico e mudança estrutural da China durante o Primeiro Plano Quinquenal (1953-1957)

Autores

Palavras-chave:

Economia chinesa, Período Maoísta, Socialismo, Planificação, Plano Quinquenal

Resumo

A presente pesquisa examina a evolução da economia chinesa durante o período do Primeiro Plano Quinquenal (PPQ), vigente entre 1953 e 1957, logo após o estabelecimento da República Popular da China (RPC), em 1949. Trata-se de reconstituir a trajetória de rápido crescimento econômico e relevante mudança estrutural ligada à industrialização experimentado pela China, e identificar os fatores externos e internos explicativos por trás desse processo. Argumenta-se que o Estado chinês, conduzido pelo Partido Comunista da China, exerceu um papel decisivo na industrialização do país ao mobilizar a capacidade produtiva existente a partir do planejamento econômico, com a parcial estatização dos meios de produção e coordenação do setor privado remanescente. Constata-se que as metas previstas do PPQ foram atingidas com sucesso na maior parte dos setores. O apoio principalmente da União Soviética (URSS), que foi ampliado após a Guerra da Coreia (1950-1953), foi um elemento decisivo para a obtenção desses resultados. Esta cooperação foi realizada por meio da exportação de bens de capital, concessão de financiamentos comerciais, transferência de tecnologia e envio de técnicos soviéticos, além do envio de estudantes chineses à URSS para capacitação técnica. Finalmente, assinala-se, que, em 1954, foi promulgada a primeira Constituição da RPC, que estabelecia a conclusão da industrialização pesada como uma tarefa prioritária, e, para cumpri-la, o texto apontava a transição gradual para uma economia socialista, caracterizada pela dominação da propriedade estatal dos meios de produção e o compromisso com o pleno emprego da força de trabalho, o que ocorreria na China nos anos seguintes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miguel Henriques de Carvalho, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor Assistente do Departamento de Economia da UFRRJ-Seropédica e pesquisador do Grupo de Economia do Setor Público e do Grupo de Economia Política, ambos do IE-UFRJ. Atualmente realiza pesquisa de doutorado sobre a inserção externa e industrialização da China durante o Período Maoísta (1949-1978).

Referências

BRAMALL, Chris. Chinese Economic Development. London and New York, Routledge, 2009.

KRAUS, Willy. Economic Development and Social Change in the People's Republic of China. Translated by E. M. Holz. New York, Springler-Verlag, 1982.

LARDY, Nicholas. “Economia Recovery and 1st Five-Year Plan”. In: FARQUHAR, Roderick; FAIRBANK, John K. (Eds.). The Cambridge History of China. Vol. 14, The People’s Republic. Part 1, The emergence of revolutionary China, 1949-1965. Cambridge, Cambridge University Press, 1987, p. 144-184.

LIU Sunian; WU Qungan. China’s socialist economy – An Outline History (1949-1984). Beijing. Beijing Review, 1986.

MACFARQUHAR, Roderick (Ed.). The politics of China: sixty years of the people’s republic of China. Third Edition. Cambridge, Cambridge University Press, 2011.

MADDISON, Angus. Chinese Economic Performance in the Long Run: 960-2030 AD. Paris: OECD, 2007.

PERKINS, Dwight. The economic transformation of China. New Jersey, World Scientific, 2015.

RISKIN, Carl. China’s political economy: the quest for development since 1949. Oxford, Oxford University Press, 1987.

STATE STATISCAL BUREAU. Statistical Yearbook of China of 1981. Hong Kong, Economic Information & Agency, 1981.

WEMHEUER, Felix. A social history of Maoist China: conflict and change, 1949-1976. Cambridge, Cambridge University Press.

Downloads

Publicado

2023-05-22

Como Citar

CARVALHO, Miguel Henriques de. Crescimento econômico e mudança estrutural da China durante o Primeiro Plano Quinquenal (1953-1957). Seminário Pesquisar China Contemporânea, Campinas, SP, n. 6, p. e022015, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/chinabrasil/article/view/4848. Acesso em: 25 abr. 2024.