Belt and Road Initiative no sul global
Nessa edição dos Anais do Seminário Pesquisar China Contemporânea apresentamos alguns resumos selecionados que foram apresentados no 6º Seminário entre os dias 21-23 de setembro de 2022. Veja o site do evento para mais informações.
PDF

Palavras-chave

Belt and road initiative
Sul global
Geopolítica
China
América do Sul

Como Citar

SAMPAIO, Ana Caroline de Sousa. Belt and Road Initiative no sul global : a inserção chinesa na América do Sul . Seminário Pesquisar China Contemporânea, Campinas, SP, n. 6, p. e022006, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/chinabrasil/article/view/4839. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

Nos últimos anos a China tem se inserido em vários países do mundo através daquela que é uma das principais estratégias de política externa do presidente Xi Jinping a Belt and Road Initiative (BRI). Com essa iniciativa o gigante asiático investe em programas de construção e infraestrutura em países da região asiática, objetivando, assim, principalmente, levar as tecnologias e produtos industriais chineses para os países vizinhos. A perspectiva teórica que ampara este estudo é a do Checkerboards and Shatterbelts do autor Philip Kelly. Checkerboards é a ideia de balança de poder multipolar que forma as estratégias em uma região onde não há um poder preponderante. Shatterbelts é uma categoria de análise mais interessante para a proposta desta pesquisa, o termo caracteriza as regiões que são áreas de possível conflito entre as grandes potências. Para mais, é importante observar a formação estatal das nações sul-americanas, que como apresentado na teoria de Miguel Centeno, são Estados considerados fracos para fora e para dentro, o que torna a região muito suscetível à influência externa e a constante instabilidade. A aproximação chinesa com o sul global não é interessante para os EUA, o que pode tornar a região uma zona de conflito entre as duas potências e por conta da presença de Estados mais fracos as perdas para a região podem vir a ser muito grandes também. A América do Sul pode se tornar assim, de forma muito mais clara, um grande campo de competição geopolítica entre as potências globais.

PDF

Referências

CAI, P. Understanding China’s Belt and Road Initiative. Disponível em: https://www.lowyinstitute.org/publications/understanding-china-s-belt-and-road-initiative. Acesso 25 ago. 2022.

CENTENO, M. Blood and Debt: War and Nation-State in Latin America. Penn State Press, 2002.

KELLY, P. Checkerboards and Shatterbelts: The Geopolitics of South America. University of Texas Press, 1997.

VADELL, J. China’s bilateral and minilateral relationship with Latin America and the Caribbean: the case of China–CELAC Forum (2021) Area Development and Policy, 7:2, 187-203 https://doi.org/10.1080/23792949.2021.1974907 Acesso em 15 ago. 2022.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Ana Caroline de Sousa Sampaio

Downloads

Não há dados estatísticos.