A relação China-Estados Unidos à luz do desenvolvimento a convite

Autores

Palavras-chave:

China, Estados Unidos, Desenvolvimento a convite

Resumo

No pós-Segunda Guerra Mundial, as relações econômicas especiais estabelecidas entre os Estados Unidos e alguns seletos Estados no contexto da Guerra Fria  foram interpretadas pela literatura sob o termo de “desenvolvimento a convite”. Este tipo de arranjo desenvolvimentista era calcado na promoção das exportações dos “convidados” ao mercado do “anfitrião” e em outros modos de facilitação ao desenvolvimento econômico. A lógica por trás da seleção de tais Estados era informada pelo imperativo estratégico da Guerra Fria, que, do lado de Washington, postulava a contenção da União Soviética ao longo das franjas da Eurásia e do Rimland. Nos marcos deste arranjo, Japão e Alemanha Ocidental tiveram seus capitalismos nacionais (re)articulados, figurando assim como os casos nacionais de desenvolvimento mais chamativos do tipo “desenvolvimento a convite”. Nesta pesquisa sustentamos que o período de rapprochement sino-americano a partir da viagem de Nixon em 1972 guarda muitas semelhanças com o tipo de desenvolvimento intitulado “a convite” na literatura. Contudo, as dinâmicas da China enquanto Estado são muito distintas daquelas experimentadas em outros “convidados”. Japão e Alemanha Ocidental eram Estados ocupados ao fim da Segunda Guerra e tiveram os seus regimes políticos internos profundamente alterados por Washington. Partindo dessas constatações, nesta pesquisa procura-se entender a relação econômica especial estabelecida entre China e Estados  Unidos a partir da década de 1970 à luz deste conceito de desenvolvimento a convite. Os resultados parciais da pesquisa indicam que o caso chinês parece ser muito idiossincrático e indicativo de um tipo “especial” de convite ao desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus de Freitas Cecílio, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em Economia Política Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Referências

KISSINGER, Henry. On China. Penguin Books, 2011.

MEDEIROS, Carlos Aguiar de; SERRANO, Franklin. Padro?es moneta?rios internacionais e crescimento. In: (ORG.), Jose? Lui?s Fiori. Estados e moedas no desenvolvimento das nac?o?es. Petro?polis: Vozes, 1999. p. 119-149.

WALLERSTEIN, Immanuel. The Capitalist World-Economy. Cambridge: Cambridge University Press, 1979.

Downloads

Publicado

2023-04-24

Como Citar

CECÍLIO, Matheus de Freitas. A relação China-Estados Unidos à luz do desenvolvimento a convite . Seminário Pesquisar China Contemporânea, Campinas, SP, n. 6, p. e022011, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/chinabrasil/article/view/4831. Acesso em: 16 abr. 2024.