Financiamento da Belt and Road Initiative, Internacionalização do renminbi e o Sistema Financeiro da China

Autores

  • Isabelle Carvalho Costa Pinto Universidade Estadual Paulista
  • Carlos Eduardo Ferreira de Carvalho

Palavras-chave:

Financiamento da BRI, Internacionalização do Renminbi, Atuação Externa de Bancos Chineses, Sistema Financeiro da China, Contratos da BRI

Resumo

A internacionalização do renminbi tem sido uma das prioridades do Partido Comunista da China (PCC), especialmente após a Crise de 2008. Neste cenário, a Belt and Road Initiative (BRI), lançada pelo PCC em 2013, é um projeto inserido na estratégia chinesa de adoção mundial da sua moeda. O objetivo do estudo é compreender o avanço do uso da moeda chinesa nos projetos da BRI, bem como os maiores desafios enfrentados pelo governo chinês neste processo. A metodologia utilizada inclui a revisão da literatura aprofundada sobre os tópicos e a busca de fontes primárias. Conclui-se que a internacionalização do renminbi ainda terá grandes desafios pela frente, que irão requerer muito tato diante da comunidade internacional, e avanços nas reformas do sistema financeiro da China. O capítulo procura destacar também as questões de segurança jurídica e de solução controvérsias. O BRI aparece como estratégia positiva para o governo chinês propagar a expansão do uso de sua moeda ao longo do globo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-11-09

Como Citar

PINTO, Isabelle Carvalho Costa; CARVALHO, Carlos Eduardo Ferreira de. Financiamento da Belt and Road Initiative, Internacionalização do renminbi e o Sistema Financeiro da China. Seminário Pesquisar China Contemporânea, Campinas, SP, n. 5, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/chinabrasil/article/view/4571. Acesso em: 28 mar. 2024.