A Iniciativa Cinturão e Rota para além da Geopolítica Clássica

Uma debate entre o realismo moral e o realismo ofensivo

Autores

  • Rafael Queiroz Alves Unesp

Palavras-chave:

Iniciativa Cinturão e Rota, Xi Jinping, Geopolítica, Realismo moral, Realismo ofensivo

Resumo

O presente estudo objetiva analisar os aspectos institucionais da Iniciativa Cinturão e Rota no contexto de ascensão da China rumo à liderança do sistema internacional. O recorte temporal tem início no ano de 2013 e se estende até 2020, abrangendo o governo de Xi Jinping. Tendo em vista a convergência entre a estrutura do “heartland” formulado por Halford Mackinder e a abrangência geográfica da iniciativa, os referenciais teóricos adotados para analisá-la são o realismo moral, desenvolvido por Yan Xuetong, e o realismo ofensivo, desenvolvido por John Mearsheimer. Uma comparação entre estas vertentes do realismo deve propiciar uma compreensão ampla sobre os fundamentos geopolíticos do sistema institucional desenvolvido pela Nova Rota da Seda. O problema de pesquisa é formulado com a seguinte questão: Como explicar a relevância geopolítica da Iniciativa Cinturão e Rota para a ascensão chinesa no sistema internacional? A hipótese da pesquisa considera a fundamentação ampla e dinâmica da Iniciativa Cinturão e Rota para inferir que o realismo moral pode fornecer uma visão mais completa sobre o projeto em termos de obtenção da liderança institucional em nível internacional, enquanto o realismo ofensivo proporciona uma narrativa limitada por um viés material economicista e militarista. A formulação de Yan Xuetong acrescenta à geopolítica uma variável baseada em força política, indo além da força material, para explicar o deslocamento da liderança internacional rumo à Ásia. As instituições financeiras e políticas que configuram a Iniciativa Cinturão e Rota determinam a força política no caráter dinâmico na ascensão chinesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

MACKINDER, Halford J. The geographical pivot of history (1904). The geographical journal, v. 170, n. 4, p. 298-321, 2004.

MEARSHEIMER, John J. The Tragedy of Great Power Politics. New York: W.W. Norton & Company, 2001.

XI, Jinping. A Governança da China. Pequim: Foreign Language Press, 2019.

YAN, Xuetong. Leadership and the rise of great powers. Princeton University Press, 2019.

Publicado

2021-11-09

Como Citar

Alves, R. Q. (2021). A Iniciativa Cinturão e Rota para além da Geopolítica Clássica: Uma debate entre o realismo moral e o realismo ofensivo. Seminário Pesquisar China Contemporânea, (5). Recuperado de https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/chinabrasil/article/view/4570