Desenvolvimento do comércio eletrônico cross-border China-América Latina no contexto de Internet

oportunidade ou desafio?

Autores

  • Stéfany Li Universidade Estadual Paulista

Palavras-chave:

Comércio eletrônico cross-border, Novo modelo de cooperação econômica e comercial via internet, China, América Latina

Resumo

Nos últimos dez anos, a escala do comércio China-América Latina aumentou mais de 20 vezes. A China já se tornou o segundo maior parceiro comercial da América Latina e as relações econômicas e comerciais entre os dois lados estavam se aproximando cada vez mais, mostrando um cenário próspero em que comércio, investimento e finanças andavam de mãos dadas e se tornou um modelo de Cooperação Sul-Sul. O Boletim Econômico China-América Latina mostra que o volume de comércio entre a América Latina e a China atingiu um recorde em 2019. As exportações da América Latina para a China atingiram US $ 141,5 bilhões (2,7% do PIB regional) e as importações atingiram US $ 161,7 bilhões (3,1% do PIB regional). As relações econômicas e comerciais China-América Latina tornaram-se mais diversificadas e dinâmicas. Ambos os lados alcançaram um salto de crescimento no comércio e no investimento, e a cooperação financeira está cada vez florescendo...

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Biografia do Autor

Stéfany Li, Universidade Estadual Paulista

Mestranda do Programa de San Tiago Dantas da Universidade Estadual Paulista, Universidade Estadual de Campinas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pesquisadora do Grupo de Estudos sobre BRICS da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2021-11-09

Como Citar

LI, Yuqi. Desenvolvimento do comércio eletrônico cross-border China-América Latina no contexto de Internet: oportunidade ou desafio?. Seminário Pesquisar China Contemporânea, Campinas, SP, n. 4, p. 53–55, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/chinabrasil/article/view/3523. Acesso em: 8 maio. 2024.