Moral e eficácia do trabalho na China - uma análise sociológica no universo dos trabalhadores migrantes chineses

uma análise sociológica no universo dos trabalhadores migrantes chineses

Autores

  • Diego Xavier Amorim Unicamp

Palavras-chave:

Trabalhadores chineses- Eficiência -Eficácia - Guanxi – Moral de trabalho

Resumo

A China é comunista ou capitalista? Os chineses querem dominar o mundo? Essas perguntas passaram a configurar além do imaginário popular, a análise de muitos “especialistas” a respeito do gigante asiático, sobretudo após a abertura política e econômica iniciada por Deng Xiaoping no final dos anos de 1970.

Nosso trabalho por sua vez, não tem a pretensão de responder esses questionamentos, mas criar pistas e caminhos para promover, especialmente no âmbito das ciências sociais, um exame sistemático e científico da moral e eficácia do trabalho na China a partir da análise sociológica do cotidiano dos trabalhadores migrantes chineses. E desta forma alicerçar a compreensão real dos fatos e iniciarmos a problematização de questões tais como: O que é o socialismo com características chinesas? qual a moral e ética que orienta o trabalho na China?; e como se processa as relações da China com seus parceiros internacionais ? 

O universo de trabalhadores migrantes chineses é um dos caminhos mais seguros para compreender como se processou o crescimento chinês das últimas décadas e como foi possível a transformação rápida de uma economia agrária para urbana. Usufruindo de um moral muito particular, construída e formada na tradição, ainda se faz presente no cotidiano das relações sociais moderadas pelo Guanxi e a Face, que embora não tenham um protocolo de eficiência para os padrões ocidentais , foi e continua sendo determinante para a eficácia do projeto do Estado chinês.

Eficiência e eficácia são duas terminologias muito usadas no mundo produtivo ocidental. No âmbito das ciências administrativas, de acordo com Marcovitch “a eficiência é a capacidade de gerar bens e serviços, utilizando-se de forma adequada os recursos humanos e materiais disponíveis uma organização”. Desta forma, a capacidade produtiva efetiva é diretamente proporcional a eficiência do gerenciamento dos recursos. Todavia muitos fatores alheios a esse processo podem prejudicar a eficiência e fazer com que todo o processo não seja eficaz, ou seja, não de os resultados esperados. Ainda de acordo com Marcovitch, a eficácia por sua vez, “está no êxito do sistema como um todo, tanto interna quanto externamente”; simplificando, a eficácia necessita ser dinâmica porque tem finalidade os resultados e, nesta busca a eficiência pode se tornar um coadjuvante , já que se tornaria desnecessária caso não produzisse os resultados esperados. Pautados por essas definições de eficiência e eficácia podemos afirmar que processos podem ser eficientes, mas não eficazes, assim como o seu oposto.

Nosso trabalho vem analisando a conduta e a moral do trabalho de operários chineses expatriados. Como resultados preliminares podemos afirmar que os trabalhadores chineses , diferente de trabalhadores ocidentais, demonstram uma moral muito particular e diretamente relacionado a sua rede de relacionamentos e valores tradicionais e, que embora com elevados padrões de desempenho , não são considerados extremamente eficientes como americanos ou europeus por exemplo , todavia eficazes, porque são capazes de responder a prazos e superação de metas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-11-09

Como Citar

AMORIM, Diego Xavier. Moral e eficácia do trabalho na China - uma análise sociológica no universo dos trabalhadores migrantes chineses: uma análise sociológica no universo dos trabalhadores migrantes chineses. Seminário Pesquisar China Contemporânea, Campinas, SP, n. 4, p. 22–23, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/chinabrasil/article/view/3518. Acesso em: 24 abr. 2024.