A repercussão dos exames Gaokao e Enem nas trajetórias educacionais dos estudantes universitários da Universidade de Brasília e da Universidade Normal de Beijing.

Autores

  • Rogério Justino Instituto Federal Goiano
  • Wivian Weller Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Gaokao, Ensino Médio, Juventude, Trajetórias Educacionais, Jovens chineses, Jovens brasileiros

Resumo

Este trabalho apresenta alguns resultados registrados na tese de doutoramento, ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS E CHINESES: UM ESTUDO COMPARADO DOS EXAMES ENEM E GAOKAO, defendida em dezembro de 2019 no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Faculdade de Educação (FE), da Universidade de Brasília (UnB). A pesquisa de campo, realizada entre os anos 2016 e 2019, consistiu na aplicação de questionários por meios virtuais a estudantes da Universidade Normal de Beijing e da Universidade de Brasília. Como critério para constituição das amostras, foram selecionados somente estudantes ingressantes nos anos da aplicação dos questionários, China – 2018 e Brasil – 2019, que participaram dos respectivos exames nacionais, GaoKao e Enem. A pesquisa foi construída com o objetivo de analisar as repercussões dos exames nacionais, GaoKao e Enem, nas trajetórias educacionais de estudantes brasileiros e chineses. Os questionários espelhados foram construídos em 04 seções: 01 – Dados Gerais; 02 – Vida Universitária; 03 – Elementos Sociais Relacionados a Preparação para o GaoKao; 04 – Elementos Educacionais Relacionados a Preparação para o GaoKao. Não foram utilizados itens de resposta livre. A análise dos resultados foi realizada por meio da estatística descritiva e aplicação da Análise Fatorial Exploratória, AFE, que evidenciou a estruturação interna dos dados, resultando em cargas fatoriais, que indicam o peso de cada item para analisar o fenômeno estudado. Seguindo os resultados da AFE, os itens mais significativos para os Chineses foram: “O seu principal objetivo no Ensino Médio era alcançar excelentes resultados no GaoKao?” e “Dentro do ambiente escolar, durante o Ensino Médio, o tema Enem tinha importância?”. Na análise brasileira, aparecem em ordem inversa. Desta forma, seguindo as premissas da AFE, estes dois itens, melhor respondem ao problema de pesquisa nas amostras. Ao analisar os resultados, é possível depreender que para os estudantes chineses o objetivo único e concentrado na preparação para o GaoKao constitui elemento central  e organizador das ações ao longo do Ensino Médio.  Para os estudantes brasileiros, o Enem é um elemento importante, mas difere em intensidade e grau de importância das respostas dos chineses. Os respondentes brasileiros consideram o Enem importante, mas este não é o único elemento a constituir o horizonte de possibilidades dos jovens. Os resultados indicam que a preparação para o Enem é mais um objetivo a compor as possiblidades da vida estudantil. Desta forma, enquanto os estudantes brasileiros mostram adesão parcial ao projeto de preparação para o Enem, os estudantes chineses demonstram comprometimento próximo a 70%.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-11-09

Como Citar

JUSTINO, Rogério; WELLER, Wivian. A repercussão dos exames Gaokao e Enem nas trajetórias educacionais dos estudantes universitários da Universidade de Brasília e da Universidade Normal de Beijing. Seminário Pesquisar China Contemporânea, Campinas, SP, n. 4, p. 24–25, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/chinabrasil/article/view/3514. Acesso em: 23 abr. 2024.