A Ascensão chinesa nas importações brasileiras

uma análise em termos do valor adicionado contido nas importações

Autores

  • Thiago Noronha Sugimoto Unicamp

Palavras-chave:

Economia internacional, Desindustrialização, China

Resumo

A partir dos anos 2000 observa-se o protagonismo da China como parceiro comercial fundamental no Brasil. De um lado, no bojo do boom das commodities, o país consolidou-se como principal destino das nossas exportações – agudizando um cenário de reprimarização da pauta brasileira. Segundo os dados da UnctadStat, entre 2000 e 2018, a participação chinesa como destino das exportações totais brasileiras saltou de 2% para 27,3%. Ademais, de acordo com a taxonomia adotada por Pavitt (1984), a participação do país asiático como destino das exportações intensivas em recursos naturais saltou, no mesmo período, de 3,4% a 37,4%. Sozinha, a China deteve, 2018, uma participação maior nessa classe do que a todos os países desenvolvidos somados.  

 De outro, pelo lado da demanda, o país asiático também passou a ser a principal origem das nossas importações a partir de meados da primeira década dos anos 2000. De forma simétrica, observa-se simultaneamente o aumento da participação chinesa nas importações brutas brasileiras (2,1% a 18,7%), sobretudo entre os produtos manufaturados, num processo de substituição de fornecedores tradicionais (como os países europeus, os Estados Unidos e parceiros regionais, como a Argentina).

O objetivo do trabalho é contextualizar essas transformações dentro da literatura de constituição das cadeias globais de valor e de apropriação sobre o valor adicionado nessas cadeias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-11-09

Como Citar

SUGIMOTO, Thiago Noronha. A Ascensão chinesa nas importações brasileiras: uma análise em termos do valor adicionado contido nas importações. Seminário Pesquisar China Contemporânea, Campinas, SP, n. 4, p. 31, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/chinabrasil/article/view/3505. Acesso em: 24 abr. 2024.