Quatro Anos de AIIB

entre o isolamento geopolítico e a consolidação institucional

Autores

  • Samuel Spellmann Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)

Palavras-chave:

Banco Asiático de Investimentos em Infraestrutura, ncos Multilaterais de Desenvolvimento, Consolidação Institucional, Isolamento Geopolítico, China

Resumo

Aberto para negócios em janeiro de 2016, o Banco Asiático de Investimentos em Infraestrutura (AIIB) é um Banco Multilateral de Desenvolvimento (BMDs) criado por iniciativa da China para atender a demanda latente por investimentos em infraestrutura no continente asiático e nos países banhados pelo oceano pacífico. Entretanto, embora inicialmente o Banco Asiático de Investimentos em Infraestrutura tenha contado com diversas parcerias com outros BMDs, notadamente o Banco Mundial e o Banco Asiático de Desenvolvimento, o AIIB tem visto uma queda na frequência de parcerias entre BMDs, o que reflete numa maior frequência do financiamento integral dos projetos aprovados pelo AIIB. Esse novo exclusivismo do financiamento do AIIB coincide também com a redução da monta total dos projetos aprovados para financiamento pelo banco. Este movimento na direção da exclusividade dos desembolsos por projetos, casado com a redução da monta investimentos totais, pode indicar tanto uma consolidação institucional como um isolamento do AIIB. A consolidação institucional do AIIB se daria mediante o seu desprendimento de outros BMDs – portanto, com uma progressiva dissociação entre seus projetos aprovados e projetos cofinanciados por outros Bancos Multilaterais de Desenvolvimento. Em sentido contrário, o isolamento institucional ocorreria através do afastamento entre o AIIB e bancos com às quais o mesmo mantinha contato institucional. Partindo da análise dos 56 projetos aprovados pelo AIIB entre 2016 e 2019, o texto apresentado no 4º Seminário Pesquisar a China Contemporânea elencou como hipóteses: (1) o AIIB estaria apresentando um movimento de consolidação institucional, ou (2) o AIIB estaria sendo paulatinamente isolado no cenário político internacional. Para tanto, foram avaliados o contexto geopolítico ligado à criação e à adesão ao AIIB, bem como suas decisões administrativas e sua gestão atual de projetos aprovados em 2020.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-11-09

Como Citar

SPELLMANN, Samuel. Quatro Anos de AIIB: entre o isolamento geopolítico e a consolidação institucional. Seminário Pesquisar China Contemporânea, Campinas, SP, n. 4, p. 18–19, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/chinabrasil/article/view/3493. Acesso em: 18 abr. 2024.