Estratégia de segurança nacional da China

Autores

  • Larissa Jarschel FURB

Palavras-chave:

Segurança Internacional, China, Ásia-Pacífico

Resumo

A Ásia é uma das regiões do mundo com maior vitalidade e potencial. Os países asiáticos procuram um caminho de desenvolvimento correspondente às suas condições, o que implica o desenvolvimento de outras regiões do globo. A região inclui cinquenta países que abrigam 67% da população mundial e responde por cerca de dois quintos do crescimento econômico mundial. A China faz fronteira com quinze países por terra e sete países por mar na região Ásia-Pacífico. A segurança da China passou a ser interpretada a longo prazo no aspecto militar e também em outras áreas como economia, ideologia / política, meio ambiente, sociedade, ciência / tecnologia. O termo incorporado aos discursos chineses é o "Novo Conceito de Segurança", que tem quatro bases: confiança mútua; benefício recíproco; igualdade; cooperação / coordenação. A singularidade da estratégia de segurança chinesa está associada à valorização do passado secular do país.

A China sofre muitas tensões na região Ásia-Pacífico, devido: a aproximação dos territórios insulares de outros países asiáticos ao longo da costa chinesa; posse de áreas marítimas pelo Japão; a presença americana, principalmente na Coreia do Sul, Japão e Guam; e a dependência chinesa no fornecimento de hidrocarbonetos. As disputas territoriais marítimas no Mar da China Oriental e no Mar da China Meridional são uma grande preocupação para a segurança e a estabilidade da região...

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BUZAN, Barry. China in international society: is `peaceful rise` posible?. The Chinese Journal Of International Politics, Oxford, v. 3, p.5-36, 2010. https://academic.oup.com/cjip/article-abstract/3/1/5/582228?redirectedFrom=fulltext.
TANNO, Grace. A contribuição da escola de Copenhague aos estudos de segurança internacional. Contexto internacional, Rio de Janeiro, v. 25, n. 1, p. 47-80, jun. 2003. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-85292003000100002&lng=en&nrm=iso.
JINPING, Xi. A governança da China. 1a. ed. Beijing: Editora de Línguas Estrangeiras, 2014.
KISSINGER, Henry. Sobre a China. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.
TOMÉ, Luíz. A arquitetura de segurança na Ásia-Pacífico. Instituto Nacional de Defesa, Nação e Defesa, Lisboa, v. 5, n. 134, p.21-42, 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/9641.

Downloads

Publicado

2021-11-09

Como Citar

JARSCHEL, Larissa. Estratégia de segurança nacional da China. Seminário Pesquisar China Contemporânea, Campinas, SP, n. 4, p. 48–49, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/chinabrasil/article/view/3490. Acesso em: 23 abr. 2024.