A preparação para o Gaokao na trajetória educacional de jovens ingressantes na Beijing Normal University (2018)

Resultados preliminares de pesquisa

Autores

  • Rogério Justino Universidade de Brasília
  • Wivian Weller Universidade de Brasília

Palavras-chave:

GaoKao, Ensino Médio, Juventude, Trajetórias Educacionais, Jovens Chineses

Resumo

Este trabalho apresenta análises preliminares dos dados coletados no segundo semestre de 2018 na Beijing Normal University, que integram o projeto de pesquisa “Estudo comparado dos exames Enem (Brasil) e Gaokao (China): repercussões nos currículos do ensino médio e no acesso à educação superior de jovens brasileiros e chineses”, que busca analisar as repercussões dos exames nacionais, GaoKao e Enem, nas trajetórias educacionais de estudantes brasileiros e chineses. Pesquisar na China já é, por si só, um processo de descobertas e desafios: o trabalho de campo resulta da construção das relações interpessoais marcantes na sociedade chinesa, Guanxi, iniciadas ainda em 2017 para culminar na coleta dos dados um ano após os primeiros contatos...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Justino, Universidade de Brasília

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Uberlândia. Especialista em Educação Básica, (UFU), Mestrado em Educação pela UFU. Atuou como diretor acadêmico, gestor e professor de instituições da educação básica, técnica e superior, de Uberlândia e região.Tem experiência na área de Educação. Doutorando em Educação pela Universidade de Brasília (UNB), na linha de Estudos Comparados em educação, desenvolvendo pesquisas sobre Educação Chinesa com especial atenção ao GaoKao.

Wivian Weller, Universidade de Brasília

Graduada em Ciências da Educação (Hauptfach) com formação complementar em Sociologia e Psicologia (Nebenfächer); especialista em Métodos Qualitativos nas Ciências Sociais, mestre em Ciências da Educação e doutora em Sociologia pela Freie Universität Berlin, Alemanha (revalidado pela Unicamp). Professora Associada da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação - linha de pesquisa: Estudos Comparados em Educação - ECOE. É bolsista Produtividade em Pesquisa PQ 1 desde 2012 e foi bolsista PQ 2 no período de 2007 a 2011.

Downloads

Publicado

2020-02-13

Como Citar

JUSTINO, Rogério; WELLER, Wivian. A preparação para o Gaokao na trajetória educacional de jovens ingressantes na Beijing Normal University (2018): Resultados preliminares de pesquisa. Seminário Pesquisar China Contemporânea, Campinas, SP, n. 3, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/chinabrasil/article/view/3162. Acesso em: 24 abr. 2024.