Wang Li e a construção da sinologia chinesa

Autores

  • Rogério Fernandes de Macedo Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

sinologia, linguística chinesa, figurismo, fato social, filosofia

Resumo

Este trabalho reúne a construção da sinologia chinesa e os momentos de transição característicos da sinologia ocidental, por meio das bases historiográficas, indicando as correntes de pensamento que participaram direta e indiretamente da sua criação e desenvolvimento até os nossos dias. A metodologia do linguista e sinólogo chinês Wang Li demarca e valoriza os estudos ancestrais chineses sobre a sinologia, ao apresentar o uso da filologia como seu instrumento de análise, empregado no estudo dos clássicos desde o Pré-império, o que revela a investigação exclusiva de documentos como método na sinologia chinesa, ao contrário do que se observa na sinologia enquanto invenção ocidental, o que indica perspectivas distintas dessa área científica. No caso da sinologia chinesa, não só as subáreas são diferentes, mas a metodologia também...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Fernandes de Macedo, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), estuda o linguista chinês Wang Li e a sua relação com as discussões sobre a Sinologia (Hanxue) chinesa. Bacharel em Letras pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Fez pesquisas no campo da Linguística Histórica. Sua pesquisa no doutorado em Ciências Sociais está dentro da área dos Estudos das Relações China-Brasil da UNICAMP.

Downloads

Publicado

2020-02-13

Como Citar

MACEDO, Rogério Fernandes de. Wang Li e a construção da sinologia chinesa. Seminário Pesquisar China Contemporânea, Campinas, SP, n. 3, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/chinabrasil/article/view/3161. Acesso em: 19 abr. 2024.