As reformas administrativas marítimas do governo Xi Jinping

lançando luz sobre a formulação de política externa chinesa para o mar

Autores

Palavras-chave:

China, Reforma Marítima, Política Externa, Xi Jinping, Mar

Resumo

A pesquisa investiga as reformas administrativas pelas quais a burocracia marítima chinesa passou nos anos de 2013 e 2018. O intuito é entender os motivos por que a China vivenciou esses dois processos de mudança em tão pouco tempo – uma vez que o governante, Xi Jinping, permaneceu o mesmo. Trabalha-se a hipótese de que essas reformas não espelham alterações significativas na alta cúpula decisória que elabora diretrizes sobre o tema; entende-se, na realidade, que tais “testes” de rearranjos administrativos e institucionais são expressões do pragmatismo chinês no contexto de sua política externa. Tendo em vista a quantidade e a diversidade de atores envolvidos em tal burocracia...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cassia Oliveira Feodrippe, Escola de Guerra Naval

Pesquisadora e mestra em Estudos Marítimos pela Escola de Guerra Naval (EGN). Foi bolsista (pós-graduação) da Fundação Ezute entre 2017-2019, com pesquisa na área de defesa. Formou-se bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal Fluminense (UFF) entre 2010-2014. Atuou profissionalmente na área comercial de navegação (afretamento / transporte marítimo) da Companhia Vale do Rio Doce (VALE) entre 2012-2013 (estágio) e 2014-2016 (CLT).

Downloads

Publicado

2020-02-13

Como Citar

FEODRIPPE, Rita de Cassia Oliveira. As reformas administrativas marítimas do governo Xi Jinping: lançando luz sobre a formulação de política externa chinesa para o mar. Seminário Pesquisar China Contemporânea, Campinas, SP, n. 3, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/chinabrasil/article/view/3160. Acesso em: 23 abr. 2024.