A inserção externa da China e o valor estratégico do petróleo

Autores

Palavras-chave:

China, Petróleo, Geopolítica, Energia

Resumo

Este artigo busca demonstrar a importância do petróleo para a continuidade do projeto de desenvolvimento chinês. Inicialmente, busca-se demonstrar os esforços da República Popular da China para o desenvolvimento de sua indústria petrolífera e o contínuo aumento da demanda por petróleo, como consequência de décadas crescimento econômico, reformas e modernizações. Em seguida, foi analisado o funcionamento do setor petrolífero chinês, das atribuições concedidas pelo Estado às empresas petrolíferas estatais e a sua internacionalização como parte da estratégia de diversificação de fontes de fornecimento de petróleo. Considera-se que o suprimento da demanda interna por meio do aumento das importações de petróleo, ampliaram a vulnerabilidade e a dependência externa de energia do país...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Almeida Ferreira Abrão, Universidade Federal do ABC

Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade Federal de São Paulo (2015) e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2018). Atualmente é doutorando em Economia Política Mundial pela Universidade Federal do ABC e bolsista de doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Downloads

Publicado

2020-02-13

Como Citar

ABRÃO, Rafael Almeida Ferreira. A inserção externa da China e o valor estratégico do petróleo. Seminário Pesquisar China Contemporânea, Campinas, SP, n. 3, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/chinabrasil/article/view/3159. Acesso em: 25 abr. 2024.