A estratégia da China na circulação internacional de saberes de Estado

think tanks com características chinesas

Autores

  • Paula Heloisa da Silva Ribeiro Universidade Federal do ABC

Palavras-chave:

think tanks, saberes de Estado, China, relações Norte-Sul, expertise

Resumo

O presente trabalho visa discutir a trajetória dos think tanks chineses na perspectiva das mudanças de seu escopo. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica que constatou que os think tanks chineses passaram por diversas transformações e que elas acompanharam os contextos políticos, econômicos e sociais da China. Além disso, percebeu-se que os think tanks chineses estão constantes busca internacionalização. Plotkin e Zimmermann (2012) ressaltam que saberes de Estado são saberes especializados e operacionais que constituem o Estado ao mesmo tempo em que são constituídos por ele, tais como a economia e o direito. A importância da melhoria nas relações entre os países estão na agenda governamental e movimentam os pesquisadores chineses (TAO, 2018)...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Heloisa da Silva Ribeiro, Universidade Federal do ABC

Bacharela em Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Realizou o curso de verão do Instituto Confúcio na Universidade de HUBEI na China em parceria com a UNESP. Possui MBA em Gestão de Projetos pelo Instituto de Pesquisas e Educação Continuada Economia e Gestão de Empresas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2020-02-13

Como Citar

RIBEIRO, Paula Heloisa da Silva. A estratégia da China na circulação internacional de saberes de Estado: think tanks com características chinesas. Seminário Pesquisar China Contemporânea, Campinas, SP, n. 3, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/chinabrasil/article/view/3154. Acesso em: 24 abr. 2024.