Relações Bilaterais Brasil-China

Uma análise e mensuração dos fluxos comerciais e de investimento no Século XXI

Autores

  • Maria Eduarda Brandão Câmara Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Relações Bilaterais Brasil-China, Diplomacia, Investimento Estrangeiro Direto, Comércio Internacional, China

Resumo

Desde o início da política de abertura e reforma chinesa, em 1978, o país vem passando por profundas e contínuas transformações em sua economia e sociedade. No início do século XXI, as economias do Brasil e da China se aproximaram economicamente e politicamente mais do que em qualquer outro período da história. É sabido que a parceria sino-brasileira objetivou uma ação conjunta em tópicos de interesses comuns de desenvolvimento na agenda internacional. O objetivo primário dessa pesquisa consiste em estudar o estreitamento de relações bilaterais entre Brasil e China, particularmente no que concerne às relações econômico-comerciais. Para isto, analisam-se os fluxos comerciais e os fluxos de investimento de modo a inferir se as relações bilaterais ditas estratégicas são, de fato, interessantes para o Brasil...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Eduarda Brandão Câmara, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Federal da Paraíba (PPGCPRI/UFPB) investiga os investimentos chineses em Energias Renováveis; Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba (2018); Foi bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq em dois anos consecutivos (2016/2017 e 2017/2018) com o projetos sobre as Relações Bilaterais Brasil-China, que resultou em sua monografia; Atuou como representante estudantil em diversas instâncias como no Diretório Central dos Estudantes (DCE/UEPB).

Downloads

Publicado

2020-02-13

Como Citar

CÂMARA, Maria Eduarda Brandão. Relações Bilaterais Brasil-China: Uma análise e mensuração dos fluxos comerciais e de investimento no Século XXI. Seminário Pesquisar China Contemporânea, Campinas, SP, n. 3, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/chinabrasil/article/view/3150. Acesso em: 25 abr. 2024.