As Reformas Chinesas e a Preparação para o Crescimento

Autores

  • Lucas Siqueira de Carvalho Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Reformas, China, Desenvolvimento, Estado, Intervenção

Resumo

Após a morte de Mao Tse Tung, a situação política da China permaneceu conturbada por alguns anos. As tensões políticas só se aliviaram depois de um acidente de avião, com um dos líderes do partido, e da prisão de quatro companheiros próximos a Mao. Assim, chegou ao poder, de forma definitiva, Deng Xiaoping, apoiado pela ala moderada do Partido Comunista Chinês (PCC) e com o intuito de implementar uma série de reformas econômicas. Essas reformas levaram a China a um crescimento acima da média mundial nas últimas décadas e à retirada de milhões de pessoas da pobreza. Desde então, o modelo chinês vem se apresentado como um caso de sucesso de crescimento econômico...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Siqueira de Carvalho, Universidade Estadual de Campinas

Graduado no Curso de Ciências Econômicas na Universidade Estadual Julio Mesquita Filho UNESP, no campus de Araraquara - FCLAr, Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Economia da UNESP-FCLAr. Doutorando no Programa de Pós-graduação em Economia do Instituto de Economia da UNICAMP.

Downloads

Publicado

2020-02-13

Como Citar

CARVALHO, Lucas Siqueira de. As Reformas Chinesas e a Preparação para o Crescimento. Seminário Pesquisar China Contemporânea, Campinas, SP, n. 3, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/chinabrasil/article/view/3149. Acesso em: 16 abr. 2024.