O Consenso de Pequim e a Nova Rota da Seda na África

Investimentos Chineses em Novas Disputas de Hegemonia

Autores

  • Lucas Gualberto do Nascimento Universidade Estadual Paulista

Palavras-chave:

Política externa chinesa, Relações China-África, One Belt, One Road

Resumo

Ao longo do século XXI, numa perspectiva de abertura econômica desde a década de 1990, as relações entre a República Popular da China e os países africanos se desenvolveram significativamente. Fluxos econômicos e comerciais substanciais levaram tais relações a níveis estratégicos. Este artigo possui como objetivo evidenciar como os novos padrões das relações sino-africanas estão sendo conduzidos pela política externa do Estado chinês e pelas demandas africanas. Os líderes chineses propõem novas políticas e configurações para as relações político-econômicas entre o país asiático e a África, numa perspectiva global de câmbios estratégicos e novas configurações geopolíticas promovidas pelo Estado chinês, em um movimento no qual alguns acadêmicos classificam como o Consenso de Pequim, que será definido e analisado...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Gualberto do Nascimento, Universidade Estadual Paulista

Mestrando em Ciências Sociais, pela Linha 4 - Relações Internacionais e Desenvolvimento, na Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Marília. Bacharel em Relações Internacionais, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é pesquisador do Analytical Centre da BRICS Youth Energy Agency (BRICS YEA), parceira do Instituto Estatal de Relações Internacionais de Moscou (MGIMO); colaborador do BRICS Observer, parceiro da Fundação Getúlio Vargas (FGV); e membro do Núcleo de Pesquisa da UFRJ sobre Geopolítica, Integração Regional e Sistema Mundial (GIS/UFRJ).

Downloads

Publicado

2020-02-13

Como Citar

NASCIMENTO, Lucas Gualberto do. O Consenso de Pequim e a Nova Rota da Seda na África: Investimentos Chineses em Novas Disputas de Hegemonia. Seminário Pesquisar China Contemporânea, Campinas, SP, n. 3, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/chinabrasil/article/view/3148. Acesso em: 24 abr. 2024.